• Compartilhar

Formatura cheia de emoção do projeto Inclusão Social Cidadã

Notícia
10 dezembro 2003
Formatura cheia de emoção do projeto Inclusão Social Cidadã

O ISCPPD funcionou no Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência Mestre Candeia, CIAD, um equipamento privilegiado por integrar várias secretarias municipais e vários serviços. O CIEDS, que é parceiro da FUNLAR RIO na gestão do equipamento, tem buscado implementar projetos voltados para a empregabilidade da pessoa com deficiência em outros municípios brasileiros. A festa de formatura contou com a participação do Grupo Portadores do Ritmo, projeto de Andrezão, que trabalhou no CIAD e quando saiu decidiu montar o grupo de música com pessoas com deficiência.

O projeto tem o nobre objetivo de proporcionar, principalmente, alegria de viver aos portadores de deficiência. “Isso não é um show. A gente tenta desenvolver com eles o que eles gostam, que é a musica. Tento, mesmo com as dificuldades, possibilitar que eles façam o que mais gostam. Com isso a gente consegue melhorar a coordenação motora e outras coisas.

Pretendemos deixá-los felizes e fazer com que consigam tocar certo e dentro do tempo”, explica Andrezão. Após a animação que foi proporcionada pelo ritmo contagiante do grupo Portadores do Ritmo, o evento deu lugar à emoção, com dois depoimentos de formados pelo projeto. Um deles foi Teresa Cristina, que realizou a parte prática do seu curso no CIEDS: “Pra mim foi de grande importância estar nesse curso. No princípio eu não queria, mas minha mãe me incentivou, disse: ‘você vai vencer todas as barreiras da sua vida’, e vou conseguir tudo sem ter medo, sem ter vergonha de nada. Precisamos lutar pelos nossos direitos, sonhar e ser felizes e sou feliz em todos os momentos da minha vida.”

Como não poderia deixar de faltar em uma formatura, o ponto alto foi a entrega dos certificados aos alunos dos diversos cursos do projeto, como atendimento ao cliente, auxiliar administrativo e auxiliar de departamento pessoal. Vandré Brilhante, secretário executivo do CIEDS, prestigiou o evento e aproveitou para dar seu depoimento sobre o projeto: “É um prazer estar nesse projeto e o parabéns fica para vocês. A gente torce para que esse programa contribua para o aumento da empregabilidade. O dia é de festa pra todos nós”. Ao final, os presentes puderam desfrutar de um coquetel, além de apreciar e comprar peças que estavam em exposição, feitos pelos alunos formados do curso de corte e costura, bijuteria e arte em couro.