A animação deu o tom da festa de encerramento do programa de treinamento: “Estou muito feliz de estar aqui com meus amigos e com todos que participaram de alguma forma do Programa. Minha turma está super animada e hoje o dia é de festa”, dizia Fábio, aluno da unidade do Vencer de Bonsucesso. Esse foi o clima da formatura do Programa Vencer, no último dia 01 de junho. A festa aconteceu no SENAI de Vicente de Carvalho e reuniu cerca de 400 pessoas para comemorar a conclusão do programa de treinamento. Formaram-se 300 jovens alunos.
Divididas por cores, cada unidade vibrava e suava a camisa durante a gincana que movimentou e animou a tarde na qual, “mesmo com jogo do Brasil, o público compareceu em peso”, como disse a mestre de cerimônias. O Programa Vencer atendeu a jovens de 16 a 24 anos, buscando unir a paixão do brasileiro por futebol com o desenvolvimento pedagógico dos alunos. Durante o programa eles puderam evoluir suas capacidades comportamentais e receberam uma capacitação técnica que, posteriormente, foi colocada em prática através de estágios supervisionados.
A cerimônia contou com presenças importantes. Além dos próprios alunos e professores, participaram da festa Paul Teeple (Diretor Internacional do Programa), David Titer (do BID) e o campeão mundial pela seleção de 70, Carlos Alberto Torres, que afirmou que “vencer é o que temos que ter como referencial em nossas vidas. Vencer, vencer e vencer”. Ao longo dos depoimentos dados no início do evento, foram enaltecidos os alunos, como os grandes vencedores do programa. Vandré Brilhante, Secretário Executivo do CIEDS, que é parceiro no Programa Vencer, deu seu depoimento sobre a luta dos alunos e aquele momento de celebração: “Este não é apenas um momento de celebrar uma formatura, mas também comemorar a vitória de todos. Vocês são capitães das suas vidas. Essa oportunidade não foi dada para vocês, ela foi conquistada por vocês”, declarou Vandré.
A gincana que animou os participantes após a entrega dos certificados aos formandos, contou com um concurso de perguntas e respostas sobre o Programa. As perguntas e suas respostas levavam a narrativa da história do Programa, que nasceu numa conversa entre Pelé e Enrique Iglesias, então presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID sobre a importância educacional do esporte. Além das perguntas, a gincana trouxa provas ligadas ao esporte, como campeonato de embaixadinhas e disputa de pênaltis. Os grandes vencedores da festa (os alunos) deram seus depoimentos sobre suas experiências no programa, agradeceram aos professores, colaboradores e organizadores e afirmaram que “o projeto mudou a vida de todo mundo”. “Nossa história de vida pode ser classificada como antes e depois do Vencer”, afirmou Fábio, aluno da Unidade de Bonsucesso.