Além de discutir caminhos possíveis para a criação de uma sociedade mais atenta a cultura da paz, o Fórum que iniciar um movimento de identificação de possibilidades de interferência nas políticas públicas, para que possam ser criadas ou modificadas a partir das discussões. Ao término do Fórum, iremos fazer um resumo do que foi discutido, para montar um documento que em outro momento será encaminhado para órgãos públicos relatando as discussões do Fórum, e apresentando os projetos ESCOLA CIEDS, PROJOVEM URBANO, PROJOVEM ADOLESCENTE, PAX URBANA e o PROGRAMA VENCER. O Fórum na SBA, Sociedade Beneficente de Anchieta , Anchieta.
Conheça os projetos envolvidos no Fórum:
A ESCOLA CIEDS investe num processo de capacitação que fortalece iniciativas, ações e projetos socioeconômicos desenvolvidos por moradores de favelas e comunidades vulneráveis. Oferece ferramentas que ajudam a reconhecer as demandas locais, formular projetos, captar recursos e aplicá-los da melhor forma possível.
Em 2008, A Escola CIEDS, no Rio de Janeiro, abriu uma turma, financiada com recursos de incentivo fiscal do Governo do Estado, o ICMS, para receber jovens do Morro do São Carlos, Zona Norte da cidade. Essa turma está focada no trabalho com cultura e tem promovido ações integradas com o PAX URBANA.
PROJOVEM URBANO
No final de 2007, o Governo Federal lançou um novo ProJovem, unificando o Agente Jovem, o Saberes da Terra, o ProJovem, Consórcio Social da Juventude, o Juventude Cidadã e a Escola de Fábrica. O ProJovem Urbano incorpora algumas modificações ao modelo inicial do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem lançado em 2005. Além da expansão do número de beneficiários, 250 mil em 2008, em todo o Brasil, o ProJovem também ampliou a faixa etária, que antes ia até 24 anos. Quem sabe ler e escrever, mesmo que não tenha freqüentado a escola, também pode se inscrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que também não era possível no ProJovem anterior. O CIEDS, em 2008, coordena um grande Pólo do ProJovem Urbano, na Zona Oeste do Rio, gerenciando 16 núcleos espalhados em Realengo, Coelho Neto, Senador Camará, Bangu, Pavuna, Magalhães Bastos e Padre Miguel.
PROJOVEM ADOLESCENTE
O CIEDS trabalha com o Projeto ProJovem Adolescente em dois municípios do Estado do Rio de Janeiro. No Rio, tem a meta de atender 900 jovens em Guadalupe, Acari e Costa Barros, Zona Norte da cidade. Em Mesquita, na Baixada Fluminense, o CIEDS, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social trabalha com 16 coletivos, integrando 400 jovens ao Programa. O ProJovem Adolescente oferece oficinas de cultura, esporte e propicia espaços de convivência e lazer. O ProJovem Adolescente, que integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, é uma reformulação do Agente Jovem. O Programa é voltado para jovens de entre 15 e 17 anos, de famílias de baixa renda ou em situação de risco social e que estão inscritas nos programas de Transferência de Renda do Governo Federal.
PROGRAMA VENCER.
O Programa Vencer, do Projeto Vencer Barreiras, qualifica jovens para ingressar no mercado de trabalho. Utiliza uma metodologia que trabalha o desenvolvimento de habilidades por meio da prática esportiva. O Programa é financiado pelos Companheiros das Américas, Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID Juventude e pelo Fundo Multilateral de Investimento MIF/FUMIN. O CIEDS é co-parceiro do SENAI/RJ, do SESI/RJ e da FIRJAN na execução do Programa. O Programa tem também o apoio da Microsoft. Jovens de Honório Gurgel, Bonsucesso e fazem um Treinamento Básico, com atividades esportivas e também em sala de aula, e depois aprendem técnicas específicas para a qualificação profissional, ministradas pelo SENAI.
PAX URBANA
O Pax Urbana capacita jovens entre 15 e 29 anos na área de teatro, música e produção cultural para desenvolver projetos de intervenções artísticas no meio urbano. A idéia é discutir o convívio humano e enfrentamento de situações como a violência, a relação entre pessoas diferentes, civilidade, e propor o debate com a população por meio das intervenções, performances, instalações.