A Rede Sustentável de Relacionamento na Cidade Inteligente Búzios recebeu o prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.
Realizado a cada dois anos, o prêmio reconhece ações que propiciam desenvolvimento social em escala e que sejam facilmente reaplicáveis.
O conceito de Tecnologia Social remete a uma proposta inovadora de desenvolvimento, que leva em consideração a participação coletiva em seu processo de implementação. O objetivo é criar soluções para as demandas de educação, energia, saúde, meio ambiente, dentre outras.
Ancorada no projeto Cidade Inteligente Búzios, a Rede foi premiada por acreditar que para uma cidade ser de fato inteligente não bastam apenas investimentos em tecnologia. A articulação entre organizações locais, sensibilizadas e responsabilizadas coletivamente pelo desenvolvimento da cidade também se faz importante.
Projeto da Ampla moderado pelo CIEDS, ela propõe ações que sejam críticas e inovadoras à sociedade buziana, enfrentando o problema de falta de mobilização e articulação social local. Por isso, é composta por Poder Público e grupos de diversos setores da sociedade buziana, como quilombolas, mariculturistas, hoteleiros e artesãos.
A Rede configura-se como um espaço democrático para o fortalecimento do capital social, reflexão coletiva crítica e identificação de sinergias entre diferentes atores em torno de um objetivo comum: o desenvolvimento sustentável da cidade.
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foi criado em 2011 com o objetivo de identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas. Os premiados passam a compor a plataforma online Banco de Tecnologias Sociais no próprio site da Fundação.
Para conhecer outras Tecnologias Sociais, acesse: www.fbb.org.br