No dia 31 de maio os Grupos Articuladores Jardim Vera Cruz e Chácara Sonho Azul na zona sul de São Paulo realizaram o Seminário “Do Outro Lado da Ponte” para discutir a infraestrutura urbana no extremo Jardim Ângela. O evento aconteceu no teatro do CEU Vila do Sol e contou com a presença de moradores da região, pessoas que trabalham no bairro, representantes do poder público e o Prof. Marcello Arno Nerling. O tema do seminário foi estruturado em quatro eixos temáticos: Habitação, Mobilidade, Meio Ambiente e Cultura.
O Seminário foi aberto pela fala de José Jailson da Silva, seguida pela apresentação de um documentário elaborado pelos Adolescentes Comunicadores dos GA’s. O documentário ilustrou a realidade enfrentada pelos moradores do Jardim Ângela. Os maiores problemas mencionados são falta de saneamento básico, violência, falta de mobilidade, deslizamentos, entre outros.
O evento continuou com o discurso do Professor de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo, Marcelo Arno Nerling, sobre “Direito à Cidade”. A fala destacou a importância da participação da população para mudar o Brasil e considerou o conhecimento dos direitos do cidadão essencial para o desenvolvimento da cidadania. Realçou que em uma sociedade cada um tem o seu papel e que só com mobilização através de ações é possível garantir o direito de cada um, pois direito é luta e não tem direito sem deveres.
Sensibilizados pelo assunto os participantes se dividiram nos quatro grupos temáticos (Habitação, Mobilidade, Meio Ambiente e Cultura). Nestes grupos de aproximadamente 30 pessoas, os grupos temáticos se separaram novamente em grupos de cinco pessoas analisando dados levantados sobre o tema para pensar em atuações possíveis, fazer exigências de órgãos públicos, da comunidade e de organizações sociais e formular maneiras de realizar o planejado. Os resultados foram reunidos nos grupos temáticos e depois apresentados na plenária.
Entre os resultados se destacaram a necessidade de mobilização dos moradores, articulação com a subprefeitura e as secretarias de habitação, fortalecimento de projetos e equipamentos existentes e maior acessibilidade ao transporte público. Depois das apresentações teve uma discussão entre representantes do poder público e os outros participantes do Seminário.
O Seminário mostra como um grupo de pessoas pode mobilizar e sensibilizar a população para temas que afetam todos. Esta atividade é com certeza só um primeiro passo para alcançar o objetivo de melhorar a realidade do Jardim Ângela e estamos na espera de muitas mais atividades dos Grupos Articuladores da Plataforma dos Centros Urbanos Jardim Vera Cruz e Chácara Sonho Azul.
O seminário foi resultado do trabalho conjunto entre os grupos articuladores da região com o apoio das organizações Cidade Escola Aprendiz, Instituto Sou da Paz e do CIEDS.
Veja o documentário produzido para o Seminário no link abaixo:
http://www.mboi.agenciacomunitaria.org.br/2011/06/01/911/
Outras informações sobre o evento estão disponíveis em: