O Palácio da Cultura, em Parque Pelinca, recebeu cerca de 140 pessoas, entre gestores de empreendimentos coletivos e individuais, representantes do poder público e instituições parceiras.
Para abrir o evento, os representantes dos empreendimentos foram convidados a apresentar seu trabalho e o clima da I Jornada do Pólo Fluminense logo se tornou amigável e alegre, o que tem caracterizado os encontros para debater economia solidária.
O Professor Maurício Fabião foi o responsável por introduzir o tema em debate. Ele propôs uma dinâmica, em que distribuiu bolas de encher para todos e pediu para cada um encher a sua. Com as bolas cheias, os participantes tiveram que manter-las suspensas no ar e aos poucos, ao comando de Maurício Fabião, alguns participantes foram se afastando e suas bolas tiveram que ser sustentadas por seus colegas. Foram muitas bolas que caíram no chão e estouraram. A reflexão proposta na dinâmica é a importância de cada um fazer a sua parte para que o conjunto se fortaleça.
Logo a seguir foi o tema da Jornada - a Economia Solidária, seu contexto dentro da história; os conceitos de preço, praça, produto e propaganda. O trabalho realizado nas Jornadas gera um perfil local a partir da análise, realizada pelo grupo, das características locais em relação à Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da Economia Solidária em Campos – a FOFA.
“O processo de construção da FOFA do pólo Norte Fluminense foi uma discussão madura, comprovando a experiência e o conhecimento que a maioria do grupo tem e que muitas vezes é subestimada”, avalia Sergio Pereira, Assistente de Projeto do NEATES.
O evento contou com a participação de Lais Ziegler da SRTE/ Seção de Economia Solidária, de Eliana Linhares, Diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Família e Assistência Social em Campos, de Nilza Portela, Coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF, e de Beatriz Morais Rocha coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Trabalho e Renda de Macaé.
A IJornada de Estudos do Pólo Norte Fluminense deixou, ainda, alguns importantes encaminhamentos: a criação do Fórum Municipal de Economia Solidária de Campos que se reunirá no dia 26 de outubro, a realização de um Festival de Economia Solidária, sob responsabilidade da Secretaria da Família e Assistência Social que comprometeu a realizar pelo menos quatro 4 edições do evento.
Acompanhe as últimas notícias no NEATES em HTTP://neatesrio.blogspot.com.