O I Seminário Mãe, Mulher reuniu, nesse início do mês de maio, as mães dos beneficiários do Jovens de Valor, moradores da comunidade de Papicu. Os temas foram selecionados pelas próprias participantes, em consulta prévia que apontou as demandas específicas. Os cinco assuntos escolhidos foram: violência contra a mulher, auto-estima, prevenção do câncer, a atuação do conselho tutelar e relacionamento mãe e filho.
Como palestrantes, foram convidados representantes da Secretaria de Saúde do Estado e dos Conselhos Tutelares, além de profissionais de terapia ocupacional, pedagogia e artes plásticas. O seminário também foi da palavra à ação. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma unidade móvel de atendimento ginecológico para o evento, suprindo uma carência de longa data das participantes. A maioria das mulheres presentes nunca havia realizado os exames de prevenção ou estava há tempos sem acompanhamento médico. A unidade móvel irá retornar à comunidade do Papicu para entregar os resultados dos testes e fazer as orientações necessárias.
A festa de encerramento marcou a comemoração do Dia das Mães. O jantar oferecido contou com a apresentação de números teatrais e shows musicais realizados por alunos do projeto. O impacto do seminário na comunidade provocou uma maior divulgação do Jovens de Valor e o interesse de outras mães em inscrever os filhos no projeto executado pelo CIEDS Ceará.