Com o objetivo de garantir acesso, permanência e aprendizagem qualificada de estudantes com necessidades específicas na escola, novo projeto entre CIEDS e Prefeitura de Macaé fortalece a implementação da Política Municipal de Educação Inclusiva no município.
A educação inclusiva é um direito garantido pela Constituição e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Em Macaé, a Lei Municipal 5.270/ 2024 consolida esse compromisso, instituindo diretrizes específicas para assegurar que alunos público-alvo da Educação Especial tenham acesso às escolas regulares, com os recursos e apoios necessários.
Hoje, a rede municipal de Macaé já atende mais de 2.500 estudantes com deficiências, TEA, altas habilidades ou transtornos funcionais específicos — um crescimento no número de diagnósticos de quase 30% em dois anos. A ampliação das equipes especializadas chega para fortalecer práticas pedagógicas inclusivas para estes estudantes.
“Os profissionais de apoio escolar desempenham papel essencial nesse processo, auxiliando professores e estudantes nas adaptações pedagógicas, no uso de tecnologias assistivas, na mediação de atividades e na interlocução com famílias. Já os psicopedagogos atuam de forma integrada, oferecendo suporte técnico e estratégias personalizadas que favorecem o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes” explica Nathacha Ferreira, pedagoga e coordenadora de projetos no CIEDS.
Essa parceria deverá facilitar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de crianças, adolescentes com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla e surdocegueira), Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, superdotação e transtornos funcionais específicos nas unidades escolares da rede pública municipal.
Com mais de 27 anos de atuação na formulação de redes e fortalecimento de políticas públicas, o CIEDS é reconhecido como uma das principais organizações da sociedade civil do país, com mais de 800 projetos implementados, com mais de 1000 parceiros. A instituição tem ampla experiência na gestão de projetos educacionais e sociais de grande escala. No projeto em Macaé, o CIEDS será responsável pela formação e acompanhamento das equipes profissionais que atuarão nas escolas, garantindo qualidade técnica e alinhamento às políticas públicas locais. O modelo prevê formação continuada, monitoramento pedagógico e avaliação de resultados.
Conheça as oportunidades para trabalhar conosco no Fortalecimento da Política Municipal de Educação Inclusa de Macaé
Serão selecionados 127 psicopedagogos e 809 profissionais de apoio escolar à inclusão, conforme requisitos dos chamamentos para processo seletivo.
As inscrições para as vagas em aberto estão disponíveis entre 23 de outubro e 06 de novembro. Inscreva-se já!
Os chamamentos para os processos seletivos podem ser acessados na íntegra através dos links abaixo:
- Processo seletivo para psicopedagogos
- Processo seletivo para profissionais de apoio escolar à inclusão
Se tiver dúvidas, não hesite em nos contatar: genteecultura@cieds.org.br.