• Compartilhar

Incentivo a leitura em São Paulo

Notícia
10 dezembro 2003
Incentivo a leitura em São Paulo

O Projeto Jovens Mediadores da Leitura trabalha com jovens moradores das comunidades da Zona Norte, que visitam instituições parceiras do projeto e lêem livros infantis para crianças de até 12 anos. O objetivo é incentivar o gosto pelo livro e o desenvolvimento da autonomia das crianças envolvidas. Mas as crianças não são únicas beneficiárias do projeto, as jovens mediadoras também.

Ao todo são seis jovens, sendo que todas passaram por um curso de mediação de leitura. Duas são suplentes e as outras quatro estão desenvolvendo efetivamente as atividades. O “Jovens Mediadores” pretende ainda incentivar essas jovens a participarem de outras atividades na comunidade e a desenvolverem projetos próprios. Para tanto o “Jovens Mediadores” prevê encontros formativos periódicos, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas e articulação local para ampliação da proposta. Assim são quatro jovens desenvolvendo as ações e 80 crianças beneficiadas diretamente.

O projeto surgiu a partir de outra atividade voltada para a juventude, desenvolvida pelo CIEDS na Zona Norte. Os alunos deveriam desenvolver uma ação em sua comunidade e esta ação resultou no “Jovens Mediadores”. O projeto é desenvolvido com o apoio do Instituto HSBC. Informações: Projeto “Jovens Mediadores” Local: CEI Jardim Primavera, CEI Cria, Associação Comunitária Parque Mandy, EMEF Primo Pascoli Início: 13 e 14 de maio Participam: Crianças com até 12 anos, das instituições parceiras, e jovens mediadoras de leitura da própria comunidade. Outras informações: Assessoria de Comunicação CIEDS - 11 3105 2229