Um quarto da população do país é composta por jovens segundo o Censo do IBGE 2010. Em 2016, um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou um dado alarmante: os jovens entre 14 e 24 anos são os mais afetados pelo desemprego, com um aumento de 11% da taxa de 2015 para 2016.
Para mudar esse quadro e ajudar milhões de jovens a ter o primeiro emprego, a Lei de Aprendizagem e os programas de aprendizagem auxiliam a entrada desses jovens no mercado de trabalho. Um desses facilitadores é o Programa Jovem Aprendiz CIEDS.
Por meio do Jovem Aprendiz CIEDS, os jovens conhecem e desenvolvem habilidades comportamentais fundamentais no dia a dia do mundo corporativo tais como comunicação, proatividade e trabalho em equipe. Tudo isso na prática, com uma programação que integra o conteúdo programático dos cursos à vivências culturais e experiências que ampliam o repertório sociocultural dos participantes.
A Taurus, uma das empresas parceiras do CIEDS, contratou jovens que cumprem medidas socioeducativas e que hoje trabalham dentro do Degase - Departamento Geral de Ações Socioeducativas. Para a Taurus, participar do Jovem Aprendiz CIEDS é investir em responsabilidade social. Mas para os jovens é muito mais do que isso. Nas palavras de um deles “é uma oportunidade em que não olham para o nosso passado, e sim para o futuro”.