Recrutar profissionais com experiência vivencial no mercado empreendedor para dar suporte a jovens que estão iniciando o próprio negócio foi a proposta do programa Shell Iniciativa Jovem, ao realizar na última terça, 10, na Barra, Zona Oeste do Rio, a 2ª edição da Feira de Voluntariado na Shell.
A feira contou com oito empreendimentos de caráter inovador e sustentável que foram apresentados aos funcionários da Shell. Nas duas edições, a feira reuniu mais de 130 profissionais interessados em compartilhar experiências com os jovens e curiosos em saber mais sobre a rotina do programa.
Para Leise Duarte, gerente de investimentos sociais da Shell, a feira é uma ferramenta para atrair colaboradoes de forma mais efetiva. “Esta é uma oportunidade dos profissionais dividirem seus conhecimentos com os jovens, mostrando para os funcionários que eles podem ser agentes da história de sucesso de cada empreendimento aqui exposto”, disse.
O evento também contou com uma palestra, onde funcionários da Shell apresentaram aos jovens uma gama de oportunidades empreendedoras na cadeia de valor de óleo e gás. Além de explicarem o que é Conteúdo Local, termo utilizado com frequência na Shell, com o objetivo de aproximá-los mais da realidade e inicativas da multinacional.
Conteúdo Local corresponde a uma parcela de participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços, dando preferência à contratação de fornecedores brasileiros sempre que suas ofertas apresentarem condições de preço, prazo e qualidade equivalentes às de outros fornecedores convidados a apresentar propostas, aumentando, assim, a participação da indústria nacional.
A estudante de moda, Gabriela Monteiro, de 25 anos, apresentou sua marca Exímia Designer, onde trabalha com a produção de jóias que seguem diferentes designers e estilos, feitos com papel e recouro (material semelhante ao couro natural e que permite variadas texturas e cores).
Com a expectativa de pôr as jóias a venda para o início de dezembro deste ano, Gabriela contou que a ideia surgiu a partir de um projeto que realizou na faculdade. A jovem elogiou o Iniciativa Jovem, ressaltando que ao entrar no programa pôde explorar novos campos, principalmente a área da sustentabilidade.
“Para chegar ao produto final tive que fazer uma pesquisa e achar a combinação certa de papel que atingisse a qualidade da jóia. Cada peça tem sua particularidade, e é isso que conquista o nosso público-alvo. O programa abriu minha mente para novos mercados. Aprendi como fortalecer a marca, pois não é só uma questão de consumo, mas também de identidade”, comentou Gabriela.
O Shell Iniciativa Jovem é um programa de investimento social da Shell executado pelo CIEDS, que oferece capacitação empreendedora, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios.