O Poupança Jovem é um programa financiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, voltado para jovens estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. O CIEDS executa o Programa, que incentiva o protagonismo juvenil, aliando educação, combate à violência e geração de emprego e renda. O objetivo é proporcionar uma oportunidade de emancipação para os jovens de áreas de alta vulnerabilidade, contribuindo para que eles se tornem adultos em melhores condições de se inserir no mercado de trabalho.
Os jovens beneficiários receberão R$ 1.000 por ano em uma conta poupança e sacarão o dinheiro quando concluírem o Ensino Médio. O dinheiro poderá ser utilizado como apoio para implementação de um negócio ou como investimento na própria formação. Para fazer jus à poupança, é preciso cumprir metas: participar de projetos comunitários, ter bom rendimento e assiduidade na escola, além de não ter passagem pela polícia.
O Poupança Jovem vai atender a 50 mil jovens mineiros até 2010. Em sua visita ao Rio, os jovens trocaram experiências com alunos do ProJovem e com os integrantes do grupo Brincantes de Vila Vintém. Os Brincantes fizeram uma apresentação especial de dança folclórica, e falaram sobre o projeto Arte Ponto a Ponto.
Os jovens de Ribeirão das Neves, por sua vez, trouxeram para o Rio um vídeo sobre o Poupança Jovem, e dividiram com os cariocas a experiência de integrar um projeto piloto de promoção social da juventude de Minas Gerais. Luiz Carlos Guimarães, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, do Governo do Estado de Minas, gestora do Poupança Jovem, e Wanderson Lima de Oliveira, Coordenador Pedagógico e Márcio José Couto, Gerente Administrativo, ambos da equipe da filial mineira do CIEDS, acompanharam os jovens ao Rio de Janeiro.