Foram 52 jovens certificados, 112 horas de oficinas de formação em três comunidades, 2 feiras de oportunidades, além de visitas exploratórias e engajamento em espaços de participação política. Estes foram apenas alguns dos motivos para o momento festivo de formatura do Programa Jovens Urbanos, realizada no dia 16 deste mês.
Na formatura da turma de 2015 também foi lançado o Guia de Oportunidades Educacionais, que é uma ferramenta para ajudar na reflexão sobre a questão de juventude e educação e indica as melhores oportunidades de ingresso no ensino superior. A programação ainda contou com apresentações de grupos locais de hip hop e lambaeróbica.
Para Rafael Froes, colaborador do CIEDS, a diversidade cultural e os debates, ao qual esses jovens são expostos ao longo do programa, são importantes ferramentas de interação, de expressão e, principalmente, de valorização de suas comunidades.
“Essas trocas de saberes se apresentam mediante as relações estabelecidas entre as comunidades, o projeto e os jovens, que ao longo do programa participaram de diversas e variadas vivências, ampliando seu repertório, fortalecendo e expandindo seu capital cultural, potencializando a valorização do território onde moram e o pertencimento à cidade”, afirma Rafael Fróes.
“Conseguimos trazer para nossas comunidades assuntos que não eram muito debatidos, como a questão de gêneros, raças e cultura do funk”, afirma Dihony Ribeiro, que, a partir de suas experiências no programa, como produção de cine-debates, exposições artísticas e culturais, está decidido a seguir na carreira de produtor de eventos.
Já a Carolyne Silva destaca o enfoque que ela conseguiu dar aos estudos e a sua carreira profissional ao participar do programa. “É sempre bom ver pessoas que realmente acreditam que você é capaz, pessoas que te incentivam a crescer. Adorei tudo do começo ao fim. Foi espetacular a experiência”, relata.
O Programa Jovens Urbanos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com supervisão técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e realização do CIEDS.