Atuando há um ano na Escola Municipal São Tomás de Aquino, localizada no bairro do Leme (Zona Sul do Rio de Janeiro), o projeto Pontes para o Futuro, financiado pela Fundação Itaú Social e executado pelo CIEDS, vem realizando com os estudantes de 8º e 9º ano oficinas que abrangem temas diversificados e que se adequam à realidade e trajetória de vida dos estudantes. Na última quinta feira, 27 de fevereiro, a pedagoga Ana Soares aplicou a oficina “Território das letras”, que visa estimular nos estudantes a criatividade e o interesse pela literatura a partir da produção de textos.
Durante a oficina, Ana contou para os estudantes sobre sua trajetória acadêmica e falou sobre algumas dificuldades enfrentadas na vida pessoal até a conclusão do curso de pedagogia. Em seguida, ela abriu uma roda de conversa, onde foi debatida a importância da leitura, usando como tema principal as redes sociais, que segundo ela, proporcionam oportunidades dos estudantes estarem sempre atualizados com relação a determinados assuntos do interesse deles.
Para dinamizar a oficina a pedagoga fez uma atividade de contação de histórias, baseada no conto Infinita trajetória, da autora Luisa Newlands. O conto tem como objetivo alertar os jovens sobre a importância de aproveitar a vida com responsabilidade. Após a contação, os estudantes produziram textos baseados na história contada por Ana.
Os estudantes confeccionaram cartazes que continham textos produzidos ao longo da oficina.
Segundo a assistente do projeto Pontes para o Futuro, Roberta Castro, as oficinas valorizam o ensino.
“A oficina de literatura por exemplo, mostra a importância de estudar e ler, mostrando que esses são uns dos conceitos fundamentais para que eles atinjam a profissão desejada, futuramente”, relatou Roberta.