Na última terça-feira, 4 de setembro, foi inaugurado o segundo Centro da Pessoa com Deficiência (CRPD), gerenciado pelo CIEDS, em Santa Cruz. O primeiro centro inaugurado foi o de Irajá e o próximo será o de Jacarepaguá, que será o maior dos três centros citados.
O Centro que tem 1.700m² é adaptado para a acessibilidade de seus usuários, com salas de atendimento, terapias diversas, informática, fisioterapia, esporte e cultura, fonoaudiologia, refeitório, auditório, sala de reunião, tecnologia assistiva, oficinas de terapia ocupacional e pedagógicas. A unidade busca atender o bairro de Santa Cruz e arredores.
Com a capacidade de aproximadamente 300 atendimentos diários e a meta de 300 usuários cadastrados, o centro tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas e de seus familiares, contribuindo com o processo de reabilitação dos mesmos. Os atendimentos serão realizados com horários agendados para cada especialidade e as famílias com maiores dificuldades de acesso podem marcar um horário com a van adaptada, que o centro disponibiliza, para buscá-los e após o atendimento retornarem ao lar.
Uma vez por ano a SMPD irá realizar os jogos paradesportivos, que irão integrar os usuários de todas as unidades com vários tipos de atividades.
A secretária municipal da pessoa com deficiência, Georgette Vidor, que descerrou a placa de inauguração acompanhada de uma usuária, também conversou com algumas famílias presentes, acompanhada de uma intérprete de libras.
‘’Além de atendermos aos usuários, vamos ter oficinas de informática e arte para os familiares. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida deles. Já abrimos em Irajá, estamos inaugurando hoje aqui em Santa Cruz e até o final do ano estaremos inaugurando o centro de Jacarepaguá, que será o maior e com o dobro de equipamentos’’, concluiu Geogette Vidor.