Nelson Castro, em sua avaliação final, mencionou que a equipe sabe descrever os processo e garantir a qualidade dos serviços que estão sendo prestados. Por conta disso, enfatizou a importância de que cada membro da equipe se transforme num multiplicador, influenciando fornecedores e colaboradores para a construção de uma cadeia de instituições que aplicam e utilizam as normas. O CIEDS é certificado em ambas as Normas desde 2005, e se orgulho de ter sido a primeira ong no Brasil a ter a certificação conjunta. As Normas A SA 8000 é uma norma internacional que define os requisitos para as práticas sociais do emprego.
A SA 8000 é reconhecida mundialmente como a norma mais aplicável ao ambiente de trabalho. Entre as áreas cobertas pela SA 8000 estão: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e direito a acordos coletivos, discriminação, práticas disciplinares, horas de trabalho, compensação e sistemas de gestão. Estabelecendo padrões que governam os direitos dos trabalhadores, a SA 8000 adota acordos internacionais existentes, incluindo as Convenções Internacionais do Trabalho, Convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
ISO 9001:2000 é um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para a organização. "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra. A ISO normatiza produtos e serviços, para que sua qualidade seja permanentemente melhorada. O que é certificação? A certificação é o processo no qual, através do recurso a uma entidade externa e independente à organização - o organismo de certificação ou entidade certificadora -, devidamente acreditado para esse efeito, é emitido um certificado que atesta que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos de um dado referencial. Os referenciais habitualmente usados neste âmbito são normas. Fonte: www.dqa.pt