A música é escolhida como forma de expressar sentimentos e reflexões de muitos jovens. O CIEDS já viu muitos talentos surgirem entre os beneficiários de seus projetos junto à juventude. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Ação Comunitária – ProJovem tem revelado atores, cantores, músicos.
O E-CIEDS faz questão de divulgar o rap Mudei Meu Destino, de Marco Aranha, professor de qualificação profissional ProJovem de São Paulo, que na letra feita com seus alunos da Estação da Penha, expressa a percepção desses jovens sobre sua condição na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. MUDEI MEU DESTINO Sou um jovem da periferia! Como tantos outros,faço parte dessa legião! Daqueles mal assistidos, sem grau de instrução, muito menos profissão! Eu não quero andar na contra mão! por isso, se ajuda meu irmão. se ajuda meu irmão.
Todos os anos milhares de jovens entram no mercado de trabalho formal! Se tiver qualificação menos mal! Se não tiver, a disputa é desigual! As boas vagas são ocupadas pelos jovens de boa formação! O que sobra, é preciso ter pelo menos boa apresentação. Corre, anda logo, se ajuda meu irmão! se ajuda meu irmão! Sai pra rua, pro mercado de trabalho se apresentar! Se tiver os pre-requisitos, ouve o sim Se não tiver ouve o não!!! E assim aumenta o numero de jovens na desilusão. A maioria volta para casa, sem nada trazer nas mãos. A não ser os traços do destino, incerto, duvidoso, nebuloso!!! Se mexe rapá! Se ajuda meu irmão! Se ajuda meu irmão! Um dia, recebe uma oferta legal! Um amigo de infância dá a fita, é pegar ou largar! -Vem trampá comigo xará, a grana é boa e vem fácil, é só alegria! Assim surge um novo marginal! Ainda não foi fichado, mais dia menos dia o será! Nesse momento ele começa a se profissionalizar! E na vida do crime irá doutorar? Ainda não é tarde! Se ajuda meu irmão! Nunca é tarde! Se ajuda meu irmão! Se ajuda meu irmão! (Marco A. Aranha)