• Compartilhar

NEATES inicia seu Programa de Assessoria a Empreendimentos Solidários

Notícia
23 fevereiro 2011
NEATES inicia seu Programa de Assessoria a Empreendimentos Solidários

O Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários começa 2011 colocando em prática o seu Programa de Assessoria Técnica. Já estão sendo selecionados os empreendimentos que vão receber a assessoria técnica do NEATES. 

A definição dos critérios para a seleção foi realizada junto ao Comitê Gestor Estadual de Assistência Técnica em Economia Solidária, composto pelas organizações executoras do projeto, CIEDS, Secção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e SENAES, além do Centro de Formação de Economia Solidária (CFES), Soltec, Instituto Marista e representantes dos empreendimentos das cidades do Rio de Janeiro; Nova Iguaçu; Rio das Ostras e Angra dos Reis.

O NEATES identificou, em 2010, no estado do Rio de Janeiro, 1600 interlocutores entre empreendimentos solidários, gestores públicos e instituições de assessoria.

Os grupos selecionados podem constar no Sistema de Informação da Economia Solidária (SIES), serem indicados por algum Fórum de Economia Solidária ou terem participado de algum evento realizado pelo NEATES. Também são critérios importantes o número de integrantes, conhecimento da Economia Solidária e legalização do empreendimento.

Segundo esses critérios, já foram pré-selecionados 120 empreendimentos e ainda há vagas a serem preenchidas.

O NEATES já começou a desenvolver o Programa de Assessoria Técnica dos grupos pré-selecionados. O Programa é uma ferramenta onde são identificadas a história de cada grupo, as forças, as oportunidades, as fraquezas e ameaças (PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional) da instituição. Com as informações levantadas o NEATES elabora um Plano de Assessoria Técnica aos Empreendimentos Solidários – PATES, que será submetido à aprovação do Conselho Gestor.

Diversos empreendimentos dos pólos Litorâneos, Metropolitano e Médio Paraíba já deram início aos seus Programas de Assessoria: as Mulheres de Pedra, de Pedra de Guaratiba, a Oficina Bem Te Vi, que tem participantes de diversas partes do Estado, a Associação e Pescadores e Amigos da Gamboa de Cabo Frio entre outros.