Os representantes do NEATES-RJ Sérgio Pereira e Fernando Nascimento participaram nos dias 19, 20 e 21 de outubro da sistematização das experiências de assessoria técnica em Economia Solidária dos NEATES implantados no Brasil, apresentando os resultados do projeto no estado do Rio de Janeiro.
Durante o evento, realizado no Ministério do Trabalho, em Brasília, foi feito um balanço das atividades de assessoria técnica em Economia Solidária no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além disso, foram propostas novas políticas para o setor.
Entre as principais contribuições propositivas dos participantes do encontro estão a ampliação do conceito de assessoria técnica, a criação de um espaço para comercialização e formação permanente dos empreendedores de Economia Solidária e uma maior integração entre eles e os gestores públicos.
Segundo Sérgio Pereira, responsável pela execução do NEATES-RJ, a sistematização foi muito positiva: “Pudemos perceber que nosso encaminhamento e o entendimento de assessoria técnica em Economia Solidária está totalmente coerente com a visão da Secretaria Nacional de Economia Solidária, que incentiva uma atuação de forma global, que envolva todos os personagens do setor. Também tivemos a oportunidade de mostrar a significativo desenvolvimento do NEATES no Rio de Janeiro”, ressaltou o colaborador.