• Compartilhar

NEATES visita municípios fluminenses

Notícia
16 agosto 2010
NEATES visita municípios fluminenses

Esses encontros são feitos a partir de uma articulação prévia com o Fórum Estadual de Economia Solidária e fazem parte do processo de fortalecimento dos Fóruns Municipais já existentes e do apoio a movimentos de criação de Fóruns onde eles ainda não estejam formatados.

Kalina Ligia Honório, coordenadora do NEATES, visitou Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa, na região do Médio Paraíba, Angra dos Reis, na Costa Verde e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. 

Em Pinheiral, Kalina se reuniu com Ellen Cristina Mazzi, representante do grupo Pré-Fórum, que convidou representantes dos outros municípios, Volta Redonda e Barra Mansa, onde o debate sobre Economia Solidária já vem acontecendo. Em Pinheiral, o grupo Pré-Fórum trabalha na formação de multiplicadores para fortalecer o movimento.

Em Volta Redonda, Marlene Mota Vieira, Coordenadora do Centro de Inclusão Produtiva, CIP, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Prefeitura,  promoveu um encontro com grupos, principalmente formado por mulheres artesãs, que tem o potencial para integrarem uma cadeia fundada numa prática solidária de trabalhar. Kalina Ligia lembra que o papel do NEATES em municípios em que os empreendimentos ainda não estão organizados dentro da lógica da Economia Solidária, passa necessariamente por articular pessoas, produtores, para que compreendam a Economia Solidária como uma alternativa, uma forma de viabilizar a sustentabilidade para seus negócios.

Em Angra dos Reis, uma discussão madura

Angra dos Reis debate Economia Solidária desde 2000. O debate é promovido principalmente por Luiz Ribeiro Caldas, professor que se interessa pelo tema e acredita no potencial da Economia Solidária para tornar viáveis empreendimentos que não conseguiriam encarar a lógica do mercado capitalista sem corromper seus próprios princípios de produção.

Kalina Ligia que parte novamente em busca de empreendedores solidários não temdúvida da viabilidade da organização e do potencial dessa maneira de fazer negócios: “A Economia Solidária é de fato uma outra forma das pessoas se organizarem produtivamente, uma outra forma de ter uma relação mais humanizada com o trabalho e a produção, que você tenha uma sobra, que viva disso, mas que viva bem. Mas ainda falta muito para essa economia se organizar. Por exemplo, não tem ainda uma legislação. E o papel do NEATES aí é fundamental. Se você dá suporte, articula grupos e empreendimentos, eles poderão se estruturar e viabilizar formas dinâmicas e cooperativas para fortalecer a Economia Solidária. O NEATS quer ser mais um parceiro nesse cadeia.

Fundação do Fórum Municipal de Belford Roxo

A Coordenadora do NEATES participou da cerimônia de fundação do Fórum de Belford Roxo, com a presença da Coordenadora do Fórum, Norma Maria Oliveira de Carvalho, das representantes do Centro de Direitos Humanos Dom Adriano Hypólito, Hercília Inácio de Menezes e Sônia Ferreira Martins, de Maria Zélia Ferraz, do CRESOL, Centro de Referência de Economia Solidária de Mesquita, Ítalo Albuquerque, do Centro de Formação de Economia Solidária e do Secretario Executiva do Fórum Estadual, Antonio Oscar P. Vieira.

Acompanhe todo movimento do NEATES pelo blog www.neatesrio.blogspot.com