• Compartilhar

NEATES/RJ recebe a visita das Universidades Rural do Rio de Janeiro e UNESP de Rio Claro, São Paulo

Notícia
15 junho 2011
NEATES/RJ recebe a visita das Universidades Rural do Rio de Janeiro e UNESP de Rio Claro, São Paulo

No dia 7 de Junho, terça-feira, o NEATES/RJ recebeu as visitas dos professores: Dra. Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e o Dr. Auro Aparecido Mendes, Professores do Programa de Pós Graduação em Geografia - Organização do Espaço Departamento de Geografia Instituto de Geociências e Ciências Exatas-IGCE Universidade Estadual Paulista-UNESP - Campus de Rio Claro-SP, assim como, do Prof. Dr. Lélio Galdino Rosa, Vice-Chefe do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ.

Neste encontro foi possível reproduzir uma perspectiva da experiência do NEATES/RJ. Passando pelo Festival Estadual de Economia Solidária, a II CONAES (Conferência Nacional de Economia Solidária), as Jornadas de Estudos realizadas em 6 regionais até o I Seminário de Sensibilização a Economia Solidária. Também foi tema do diálogo a construção da Lei Municipal de Economia Solidária, que o NEATES/RJ está participando da construção e a organização do movimento popular nos Fóruns Municipais e Estadual.

Os representantes da UNESP vieram ao Rio de Janeiro para visitar iniciativas de Economia Solidária, com foco em somar experiências para as práticas que pretendem implementar em seu município. O grupo que estava ciceroneado pelo Prof. Dr. Lélio Galdino Rosa da UFRRJ, que participou do I Seminário de Sensibilização a Economia Solidária, fez diversas perguntas sobre as alternativas desenvolvidas pelo NEATES/RJ para conseguir atingir os objetivos do projeto e inserção no movimento (ex: ações de promoção de economia solidária, identificação de grupos, critérios de seleção de empreendimentos, características de produção, etc.). Nestes momentos a contribuição e intensidade de troca de informação pode ser aproveitada de forma intensa. 

No dia seguinte o grupo seguia viagem para Silva Jardim, onde o NEATES/RJ desenvolve algumas atividades. Puderam ir repletos de informações e provocações, inclusive sobre oportunidades e vantagens de se implementar um projeto de banco comunitário e moeda social.