A Prefeitura responsável, no Rio de Janeiro, pela coordenação e execução do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Ação Comunitária – ProJovem, promoveu, pela segunda vez, uma grande festa no Circo Voador, para comemorar o encerramento das turmas que completam 12 meses de atividade. O ProJovem é destinado a jovens entre 18 e 24 anos que terminaram a quarta, mas não concluíram a oitava série do ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. Oferece oportunidades de elevação da escolaridade; de qualificação profissional; e de participação comunitária. Proporciona formação integral em 12 meses consecutivos e inclui disciplinas do ensino fundamental, aulas de inglês, de informática, aprendizado de uma profissão e atividades sociais e comunitárias de forma integrada.
Em dezembro, a Coordenadoria Municipal do ProJovem realizou o I Festival Nova Estação, com as primeiras turmas que concluíram seus doze meses no Programa – o Grupo 1, pioneiro na execução do ProJovem no Rio. No Circo Voador, tradicional reduto da juventude carioca no centro do Rio, coordenadores, professores, e alunos se reuníram para uma grande festa de comemoração e celebração pelos desafios vencidos e resultados alcançados. No dia 16 de abril, o Circo Voador voltou a receber dois mil jovens para comemorar o encerramento das turmas dos Grupos 2 e 3, que incluem 11 Estações da Juventude de várias partes da cidade do Rio.
O nome escolhido para as festas no Rio de Janeiro foi NOVA ESTAÇÃO, lembrando que agora, o jovem que sai do Programa tem a oportunidade de começar vida nova, com os conhecimentos adquiridos. A programação garante o protagonismo dos alunos, que apresentaram peças teatrais e grupos musicais. Mais de 5 000 jovens já concluíram os doze meses de atividades do ProJovem, e partem agora - munidos de novas experiências, novos saberes e habilidades - para um outro patamar nas suas vidas. Espera-se, para uma Nova Estação.