São muitas as novidades do CIEDS para 2022, a começar por novos projetos e parcerias em prol das juventudes, reforçando nosso compromisso com o protagonismo juvenil. Para o CIEDS, sem os jovens não há o caminhar. Atuar para e com as juventudes é movimentar o presente em direção ao futuro. Por isso, esses novos projetos são tão importantes.
Veja mais sobre cada um deles a seguir:
Aprendiz Cultural
O objetivo do projeto é qualificar profissionalmente 100 jovens da cidade do Rio de Janeiro para atuarem no mercado de trabalho da cultura. Eles vão receber formações e participar de vivências práticas em equipamentos culturais do Rio, além de receber bolsa e auxílio transporte.
As inscrições estão abertas!
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Centro de Referência das Juventudes
As cidades de Serra e de Carapina, no Espírito Santo, vão ganhar, cada uma, um CRJ (Centro de Referência das Juventudes), novo equipamento público que será construído e cuja cogestão será do CIEDS. Os espaços vão ofertar um conjunto de serviços, como qualificação profissional, acesso a arte e cultura, inovação e outros. A ideia é se tornar um espaço de interação entre as juventudes.
Parceria: Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado do Espírito Santo
Lab Juv Rio
Laboratório de inovação, o Lab Juv Rio vai reunir 225 jovens em encontros semanais para refletir sobre políticas públicas sob a ótica dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ) e propor soluções criativas para as questões identificadas. Para participar, eles ganharão bolsa auxílio.
As inscrições estão abertas!
Parceria: Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio)
Jovens Mulheres na STEAM
STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O objetivo do projeto é trazer jovens mulheres para esses campos de conhecimento, marcados pela presença masculina.
Parceria: Fundação Toyota
Criatividades
Desdobramento do Programa Jovem Monitor Cultural, o Criatividades vai dar a 100 jovens a oportunidade de vivência em equipamentos culturais municipais, com foco na empregabilidade no campo da economia criativa. Eles receberão bolsa e auxílios para, por exemplo, desenvolver projetos culturais nos equipamentos, com foco na aprendizagem e no fortalecimento de seus currículos.
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo