No Brasil, cerca de 80% das empresas brasileiras não cumprem a Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que existe para proteger os jovens em seus direitos à educação, ao desenvolvimento saudável e ao acesso ao mercado de trabalho. O descumprimento legal representa a perda de uma enorme oportunidade de transformação social e econômica para o país.
Esse foi o tema principal de um artigo do nosso Diretor Presidente, Vandré Brilhante, no LinkedIn. No texto, ele explica como o CIEDS já trabalha com aprendizagem há pelo menos 10 anos e o Coletivo Aprendiz, nossa solução social de aprendizagem, acaba de completar 5 anos. Já somamos mais de 8 mil jovens participantes, R$49 milhões de renda gerada e 25 mil pessoas impactadas.
Embora esses números sejam impactantes, o potencial de crescimento da aplicação da lei no mercado é realmente gigante. O que nossa experiência mostra é que, na prática, milhares de empresas brasileiras optam por não contratar aprendizes. Quando uma empresa deixa de contratar, não é porque faltam jovens dispostos ou disponíveis. O que falta, muitas vezes, é a decisão de investir na juventude.