O Projeto Intervenção Psicossocial atua junto às famílias da cidade de Santo André (SP) que estejam em situação de risco e alta vulnerabilidade social, principalmente as vítimas de águas pluviais ou que moram em localidades com riscos de desmoronamentos.
Desde março são organizadas pela equipe técnica do projeto reuniões sócio-educativas, para fomentar o protagonismo dos moradores, fortalecer o vínculo familiar, mediar conflitos, realizar encaminhamentos coletivos para os setores específicos e contribuir para a apreensão do conhecimento de temas de interesse.
A última reunião foi realizada em 03 de junho no CRAS da Vila Luzita, localizado no Jardim Santo André. Participarem da atividade os moradores dos Alojamentos Área F, Maurício de Medeiros e Dominicanos, para tratar de assuntos referentes à utilização do espaço coletivo, e orientações sobre os serviços de saneamento básico, com interesse de estimular a participação, organização e representação dos moradores na mediação de suas demandas específicas.
“Estas reuniões estão possibilitando uma maior interação entre os moradores do alojamento, e com a equipe do projeto, o que contribui para o fortalecimento dos vínculos.” Renata Silene da Silva – Coordenadora do projeto Intervenção Psicossocial pelo CIEDS SP.