Flávio Noguer atua há um ano no GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, onde é Analista de Captação de Recursos Sênior. Ele acredita que um dos pontos mais positivos em participar do Lideranças Comunitárias é poder encontrar com outras organizações sociais e entender o cenário do terceiro setor, além de ter a oportunidade de trocar experiências profissionais.
Você acha importante ter um projeto como o Lideranças Comunitárias? Por quê?
Flávio: Sim, muito importante. Para trazermos a tona a realidade do terceiro setor agregando ao grupo um aprendizado e troca de experiências entre os membros. Os exercícios e dinâmicas proporcionam um momento muito forte na de troca de conhecimentos. A participação de líderes elevam o conhecimento e percepção da realidade.
Como o GRAACC contribui e o que tira do projeto?
Flávio: O GRAACC contribui agregando com o projeto Lideranças Comunitárias, dividindo todas as suas práticas de captação e difusão do conhecimento junto as organizações presentes tornando-se um elo forte junto ao seus objetivos. Retiramos do projeto os conhecimentos e identificamos os pontos de melhoras, assim podemos sempre aperfeiçoar o nosso trabalho e aplicar as melhores práticas dentro de nossa instituição.
Como o Lideranças Comunitárias contribui com o cenário do terceiro setor?
Flávio: O projeto influencia diretamente a sociedade dentro de um processo e efeitos, transformando pessoas e todo o grupo com a gestão de projetos sociais. Além de contribuir para o profissionalismo do terceiro setor, que cada vez mais está representado por instituições consolidadas e estruturadas, como o GRAACC.
Como você vê a atuação do CIEDS neste processo?
Flávio: Compartilho uma frase que faz parte do site da CIEDS e concordo plenamente, de que temos convicção que cada pessoa possui em si mesma o potencial para se desenvolver e assim construir uma sociedade mais próspera e sustentável. Nosso papel é articular forças, aportar metodologias e gerar conhecimento, para fazer acontecer a transformação que empodera os indivíduos.