• Compartilhar

Organização Ação Educativa

Notícia
16 novembro 2011
Organização Ação Educativa

A Ação Educativa, em parceria com UNICEF, CIEDS e Revista Viração, e apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), debateu com jovens de escolas públicas problemas e soluções sobre a educação e sobre a cidade de São Paulo. O encontro foi no último dia 08 de novembro, no Centro Cultural Vergueiro, e reuniu 100 crianças e adolescentes de nove escolas públicas da cidade. A participação desses jovens contribui no processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo, em sua fase de debate e tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.

De maneira lúdica e divertida, foram trabalhadas questões como “A Escola que Queremos” e “A Cidade que Queremos” e os participantes puderam dar sua opinião e construir juntos cartazes, cartas às autoridades e até a composição e apresentação de uma música.

“Os jovens sabem muito sobre a situação que eles vivem. Muito mais do que a gente imagina. Como facilitadora, ajudei a direcionar e organizar algumas ideias”, explicou Beatriz Troncone, da Plataforma dos Centros Urbanos – CIEDS.

Além de brincadeiras e momentos de descontração, os facilitadores discutiram sobre o papel de cada um na construção da escola e da cidade. Problemas como a falta de segurança, a melhoria na infraestrutura da escola, e a necessidade de bicicletários nas instituições foram amplamente debatidos.

O exercício de participação política não para por aqui. Na próxima etapa, que acontece ainda esse ano, mas sem data definida, cada escola indicará dois representantes que participaram do encontro para levar o que foi produzido para a Câmara Municipal e para a Assembleia Legislativa junto com a equipe da Ação Educativa.