Sobre os projetos listados no Plano para Sergipe, o governador destacou o do Canal do Xingó, já que a discussão sobre a inclusão da obra no PAC vem desde o segundo turno das eleições do ano passado. Na época, o governador eleito Marcelo Déda levou ao presidente Lula a solicitação de inclusão dos projetos dos canais do Xingó e o de Dois Irmãos. “Essa é a maior vitória de Sergipe no PAC. Ver o projeto traz uma satisfação muito grande para o povo sergipano. Ele vai alavancar a economia do semi-árido e criar condições de sustentabilidade para que o homem possa conviver com a seca”, disse Déda.
O Canal do Xingó vai propiciar a distribuição de água e a irrigação na região. Compromisso social Para Marcelo Déda, o Plano busca combater principalmente as desigualdades sociais. “Esta é a razão pela qual a Região Nordeste é alvo de um grande volume de investimentos”, disse Déda.
Só para a área de recursos hídricos, o Nordeste receberá R$ 11,7 bilhões dos cerca de R$ 12,6 bilhões que serão investidos em todo o país. “O PAC tem foco no que o país mais precisa para deflagrar um processo de crescimento sustentável. Ele foca na infra-estrutura social, com projetos em habitação e saneamento básico, em energia elétrica e em logística, como o setor de transporte e suas diversas modalidades”, afirmou o Governador Marcelo Déda. Fonte: Agência Sergipe de Notícias