O cenário de pandemia e de isolamento social provocado pelo novo coronavírus afetou o setor da educação, que passou a enfrentar desafios ainda maiores para garantir a formação de qualidade de seus alunos, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social. Nesse contexto, o PVE (Parceria pela Valorização da Educação) – programa do Instituto Votorantim que atua há mais de 10 anos com redes municipais de educação – reformulou suas ações para 2020, com o objetivo de manter a aprendizagem durante a suspensão de atividades presenciais das escolas. O CIEDS faz a gestão de quatro municípios.
Desde o início deste ano, as redes municipais de educação atendidas no âmbito do CIEDS são: Juquitiba (SP); Três Marias (MG); Muriaé (MG); e Xambioá (TO). O projeto atende gestores educacionais e escolares, que incluem equipes das secretarias de educação e equipes gestoras de unidades educacionais, além um grupo mobilizador, composto por profissionais das secretarias, representantes da comunidade escolar e de seu entorno e representantes do Instituto Votorantim.
O objetivo é minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I e II. Para isso, o PVE oferece assessoria e formação para qualificação do trabalho das equipes de gestão e mobiliza membros da comunidade escolar e do entorno.
Em um primeiro momento, ainda no contexto da pandemia, o projeto articula, junto aos grupos contemplados, a oferta de aprendizagem remota aos estudantes e a manutenção do vínculo entre as escolas e os estudantes e suas famílias. Ao longo do ano de 2020, entre os resultados que o trabalho da equipe busca alcançar, está também a reorganização do calendário escolar para o cumprimento do ano letivo e recuperação da aprendizagem dos estudantes e a transição da gestão, por meio de registro na plataforma do Conviva, da Undime, cuja mobilização para utilização também é feita por nós do CIEDS.
O município com mais escolas participantes no PVE é o de Juquitiba, com 15 unidades. Ao todo, são 24 profissionais de gestão escolar engajados, além do secretário de educação e de quatro técnicos da secretaria. Já em Três Marias, são 10 escolas participantes, cada uma com um profissional, além da secretária de educação e de dois técnicos da secretaria.
O projeto está ainda em Xambioá, onde há oito escolas engajadas, com 18 profissionais de gestão escolar, além da secretária de educação e de três técnicas. Por fim, em Muriaé, são cinco membros da equipe de mobilização social participantes.
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Crédito das fotos: Divulgação