Após o convite da CRE para que os estudantes da Escola Municipal Cora Coralina participassem de um desfile da escola de samba das escolas públicas, os estudantes durante o recesso escolar solicitaram ao Bairro Educador e à direção da escola a continuidade da oficina de percussão realizada pelo Mestre Paulo Negueba, neste período. O grupo ficou bastante animado com o convite e vem participando assiduamente dos ensaios realizados na própria escola.
A atividade vem gerando entre os estudantes o respeito entre os grupos, tendo como resultado bons frutos musicais, pessoais e principalmente um melhor desempenho por parte dos estudantes no espaço escolar. Ritmos como hip hop, funk e samba estão permeando a Escola Municipal Cora Coralina neste começo de ano.
Segundo o professor da escola, os estudantes estão em um bom nível de aprendizagem. Ele destacou os avanços alcançados no decorrer da oficina e a expectativa de que em 2012 alguns deles sejam preparados para assumirem o papel de multiplicadores. A atividade tem por objetivo ampliar o conhecimento musical por todo espaço escolar, colocando os discentes também na função de disseminadores das técnicas adquiridas.
A direção da escola aprovou a ideia, principalmente por entender que a continuidade do processo se dá a partir do momento em que o estudante se vê como agente do processo educativo. A atividade feita com material alternativo, tem como finalidade afirmar a imagem do grupo como cidadãos conscientes, mostrando a eles a importância da preservação. Nesse ano outros materiais serão reutilizados para o laboratório de produção de sons.
* Matéria originalmente publicada no blog do Bairro Educador. Para conferir na íntegra, clique aqui.