• Compartilhar

Pax Urbana no Calçadão de Bangu

Notícia
10 dezembro 2003
Pax Urbana no Calçadão de Bangu

O Pax Urbana cobriu o chão com as manchetes que lemos ainda antes de sair de casa, na mesa do café da manhã, ou depois nos jornais pendurados nas bancas de jornal. São frases que nos contam mais um capítulo das tristes histórias que acontecem na nossa cidade ou em tantos outros lugares do mundo. O PAX URBANA convida você a um momento de reflexão sobre tanta violência. E lhe chama para uma ação, um jeito novo, uma palavra que seja, no sentido de estimular uma Cultura de Paz. CALCE VOCÊ TAMBÉM UMA SANDÁLIA DA PAZ. Essa foi a mensagem que o Projeto PAX URBANA levou ao calçadão de Bangu.

Os jovens do Projeto defendem a importância de intervir artisticamente no espaço urbano e de grande circulação visando estimular a reflexão sobre a violência que nos rodeia e a necessidade (urgência) de criar uma Cultura de Paz e Cidadania. Ao caminhar pelo “Chão de Violência”, as pessoas tiveram a oportunidade de, além de conhecer o projeto social e os trabalhos artísticos ali desenvolvidos por jovens de diferentes comunidades da cidade, confrontaram-se com sua própria realidade pacífica ou violenta. PAX URBANA, projeto do CIEDS, Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, financiado pela União Européia.

O PAX URBANA é voltado para jovens de 15 a 24 anos que moram na Cidade do Rio de Janeiro. O Projeto promove formação em Cultura de Paz, visando à apresentação de intervenções variadas nos espaços da cidade do Rio de janeiro. Com duração de um ano, o PAX URBANA capacita jovens na área de teatro, música e produção cultural para desenvolver projetos de intervenções artísticas no meio urbano. A idéia é discutir o convívio humano, considerando problemas que uma cidade como o Rio enfrenta - violência, a relação entre pessoas diferentes, civilidade, e propor o debate com a população por meio das intervenções, performances, instalações etc.