O seminário “Diálogos Avaliativos – Resultados e Percepções” realizado no dia 03/12, no Auditório da Coordenadoria de Educação - 10ª CRE em Santa Cruz, pelo projeto PAIS e a ThyssenKrupp CSA (empresa parceira do CIEDS e financiadora do projeto), apresentou os resultados das ações realizadas pelas iniciativas socioeducativas, baseados nas pesquisas semiestruturadas e grupos focais realizados com o público direto envolvido, responsáveis pelas crianças participantes do programa e famílias não inseridas pertencentes as 13 comunidades atendidas pelo programa na região de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com a pesquisa, as seis iniciativas que fazem parte do projeto, e oferecem uma forma diferenciada de apoio escolar, proporcionaram uma melhor qualidade de ensino através das atividades realizadas pelas Mulheres Amigas da Educação, atividades de aulas passeio com objetivo de apropriação da cidade, realização de rodas de conversas sobre diferentes temas e parceiros envolvidos.
Com mais de 50% de aprovação por parte de representantes das iniciativas, o projeto, segundo eles, contribuiu para uma maior aproximação das instituições com as escolas, creches, comunidade e famílias. Cristina Vigand, coordenadora da ONG Fios da Terra e coordenadora da iniciativa Reforço Escolar São Fernando, localizada na comunidade de São Fernando, diz que a iniciativa que antes atendia apenas à cinco crianças, hoje atende a 90 crianças com idade entre 4 a 13 anos.
“A presença do projeto PAIS foi ótima para o Reforço Escolar São Fernando, que ganhou reconhecimento por parte da comunidade. Além de ter vários ganhos junto às crianças, em termos de melhoria da autoestima e aprendizado, para mim também foi um ganho pessoal, pois sou professora e estou trabalhando na minha área de formação, a educação”, afirmou Cristina.
A pesquisa também apontou que 90% das Mulheres Amigas da Educação disseram que o trabalho voluntário nas iniciativas contribuiu para o aumento da autoestima das voluntárias, ampliando também a visão delas a respeito da educação.
Para Luciana Finazzi, gerente de relações externas da ThyssenKrupp CSA, a integração entre CIEDS e a TyssenKrupp CSA empoderou as iniciativas para dar continuidade ao trabalho feito nas comunidades e conquistar novas parcerias.
“Foram três anos de aprendizado que contribuíram para o aprendizado das crianças e crescimento da força de trabalho das iniciativas, fortalecendo o processo educativo daquelas comunidades”, disse Luciana.
O projeto PAIS, fruto de uma parceria de três anos entre CIEDS e ThyssenKrupp além do apoio escolar, também realizou atividades extras como: Café com Pais, atividades culturais, formação do grupo M.A.E. (Mulheres Amigas da Educação), com o objetivo de ajudar no processo de formação da comunidade.