Debater sobre a qualidade de vida das crianças e adolescentes moradores de territórios em situação de alta vulnerabilidade social: esse é o objetivo dos Fóruns Comunitários em São Paulo, iniciados no último dia 11.
Os fóruns fazem parte da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Unicef, em parceria com o CIEDS São Paulo. Este primeiro aconteceu na sede da Associação Central e Comunitária do Conjunto Habitacional Brasilândia B3.
Durante o encontro estiveram presentes lideranças comunitárias, gestores públicos, representantes de ONGs e moradores. Eles se reuniram para avaliar se as Metas Comunitárias priorizadas em 2009 foram alcançadas e quais as diretrizes para a continuidade da atuação.
As metas de 2009 abordaram questões relativas à saúde, educação, sexualidade, violência, participação política e diversidade. A avaliação delas é baseada nas consultas aos atores e às crianças e adolescentes residentes no território de atuação do projeto, realizadas com o apoio do Instituto Paulo Montenegro.
Para a realização dos Fóruns, os Grupos Articuladores contam com o apoio do CIEDS e da Revista Viração, parceiros técnicos da Plataforma dos Centros Urbanos. Ao todo serão realizados 35 fóruns comunitários, nas regiões de abrangência do projeto em São Paulo: Norte, Sul, Leste e Itaquaquecetuba.