O CIEDS vem trabalhando desde 2006 no Projeto Cidadania Viva: O Papel das Ouvidorias de Polícia, que é parte também do programa federal que busca implementar melhorias na relação entre polícias e comunidade. Agora, vencedor no processo licitatório aberto pela SEDH, o CIEDS começa a executar todo o processo de capacitação dos guardas municipais do Rio.
Serão tratados temas como direitos humanos e cidadania, discutidos os modelos de uso legítimo da força e os fundamentos do policiamento comunitário nas atividades da guarda municipal. Todo o programa tem em vista permitir a melhoria da relação entre as guardas municipais e os moradores da cidade, para tornar possível um novo parâmetro de relação e confiança.
Para o CIEDS essa é uma experiência ímpar, que permite a participação na construção conjunta de propostas mais humanitárias de atuação das polícias. A atuação junto à SEDH no processo de fortalecimento das Ouvidorias de Polícia em todo o Brasil trouxe para a instituição a experiência do diálogo com uma camada do judiciário que não vivencia diretamente o policiamento das ruas.
Agora, com a Guarda Municipal, o CIEDS estará trabalhando com aqueles que estão em contato direto com a população. As duas pontas de um mesmo processo, que buscam a melhoria de seus serviços. Quem tem a ganhar é a população carioca. (Imagem cedida pelo museu Casa do Pontal)