O Prêmio Aplaude 2024, promovido pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), está com inscrições abertas para empresas públicas ou privadas e organizações da sociedade civil que tenham implementado ações de voluntariado corporativo no último ano. O objetivo da iniciativa, realizada pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), responsável pela gestão da Secretaria Executiva do CBVE, é reconhecer ações transformadoras que contribuam para inspirar pessoas e outras organizações. Os interessados em participar podem se inscrever até 13 de maio.
Como funciona o Prêmio Aplaude?
A seleção acontecerá em 5 etapas: inscrição e envio da documentação; seleção dos classificados; avaliação das inscrições; divulgação dos 14 finalistas, no dia 9 de agosto, e voto popular (entre os dias 13 e 22/08). Os interessados poderão se inscrever em seis categorias da premiação, que contará este ano com a parceria do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil, e também com o Instituto Ethos como curador da organização do prêmio. Ao todo, serão 6 vencedores e a premiação está prevista para acontecer em 12 de setembro.
Para Vandré Brilhante, fundador e diretor-presidente do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), “promover o Prêmio Aplaude é ampliar o engajamento dos voluntários, uma vez que gera visibilidade para empresas e pessoas que estão atuando nos territórios pelo desenvolvimento das comunidades, transformando vidas e contribuindo para um futuro sustentável”.
Quais são as categorias do Prêmio Aplaude?
É possível se inscrever nas categorias de Programa de Voluntário do Ano; Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil (voto popular); e nas iniciativas Destaque nas áreas de Educação; Diversidade; Legado e Meio Ambiente. O Prêmio Aplaude reconhece a atuação de empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil responsáveis por atividades voluntárias que compartilham, influenciam e inspiram um país melhor e produzem impactos transformadores na sociedade, voltados para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, das Nações Unidas, dos pressupostos da Agenda ESG, e dos Princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos - UNGP, no âmbito nacional.
De acordo com Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, vencedora na categoria Iniciativa Destaque em Educação, com o programa Formare em 2023, esse reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo de fortalecimento do protagonismo social, colaboração e engajamento das pessoas voluntárias, sejam elas colaboradoras, familiares ou prestadoras de serviço da Suzano que dedicam seu tempo e compartilham conhecimento contribuindo com a formação de jovens para o mercado de trabalho.
“Temos muito orgulho da nossa parceria de longa data com a Fundação Iochpe, reforçando nosso compromisso com a educação e engajando mais de 3.000 voluntários e voluntárias da empresa, que compartilham suas experiências profissionais como instrumento para promover uma mudança positiva na sociedade”, destaca Elisabete.
Saiba mais sobre o Prêmio Aplaude
Histórico do Prêmio Aplaude
Em sua segunda edição, em 2023, 118 projetos foram inscritos, com a colaboração de mais de 40.000 voluntários mobilizados e 11 milhões de pessoas impactadas, direta e indiretamente. O prêmio conta ainda com apoio de organizações brasileiras e internacionais, como CLAVE - Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial e Voluntare - Rede europeia de Voluntariado.
“Acreditamos que o voluntariado empresarial pode contribuir com a transformação social nos municípios onde atuamos”, aponta Eduardo Bustamante, gerente de Diálogo e Engajamento da Norsk Hydro do Brasil.
Dados do último Censo do Voluntariado Corporativo, executado pela CBVE, mostram que 88% das empresas associadas, cujos faturamentos somam mais de 11% do PIB nacional, têm um valor pré-determinado para ações de voluntariado corporativo. O total desse montante é de R$12 milhões.