• Compartilhar

Projeto busca conhecer realidade local do Salgueiro

Notícia
8 abril 2014
Projeto busca conhecer realidade local do Salgueiro

Berço de uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, a comunidade do Salgueiro, de acordo com alguns moradores está carente de projetos sociais que atendam suas demandas. Neste contexto, o Instituto Pro Natura Brasil em parceria com o CIEDS lançou o “Se Liga Salgueiro” (nome escolhido em conjunto com lideranças locais), um projeto que tem como objetivo mapear as necessidades, hábitos, sonhos e ideias da comunidade, visando  conhecer a realidade local do território.

Através de uma metodologia participativa, dez jovens que residem em diferentes pontos do Salgueiro criaram e aplicaram junto a comunidade questionários, com o objetivo de construir um diagnóstico territorial e identificar os campos de atuação que possam trazer melhorias nos serviços e na qualidade de vida dos moradores.

Já na fase de análise de resultados a diretora executiva do Instituto Pro Natura Brasil, Fabiane Turisco, acredita que esta iniciativa vai evidenciar questões relevantes e interessantes sobre a comunidade para dar andamento a próxima fase do projeto.

“Após a análise dos dados levantados pelo questionário, elaborado pelo Instituto PRO-NATURA e CIEDS, em parceria com a comunidade, iremos elaborar um Mapeamento Detalhado do Perfil Socioeconômico do Salgueiro, que servirá de base para a elaboração e criação de modelos de negócio socioeconômicos viáveis e perenes, que atendam às necessidades reais da comunidade”, disse Fabiane.

Sivaldo Ferreira de 22 anos mora há quatro anos no Salgueiro e afirma que há uma grande deficiência no serviço de abastecimento de água da comunidade, além da coleta de lixo e o comércio que também é fraco na região. Sivaldo tem a esperança que a entrada de projetos sociais na comunidade mudem esse cenário.

“Acredito que este projeto possa dar voz ao Salgueiro e oportunizar a chegada de novos projetos e ações para a comunidade, dando maior visibilidade ao Salgueiro. Estou motivado em trabalhar em prol da comunidade que me acolheu de braços abertos”, afirmou Sivaldo.

A segunda fase do projeto contará com a apresentação  dos resultados da pesquisa para os moradores, mostrando à comunidade do Salgueiro  suas habilidades, vocações, necessidades,  sonhos e como ela é vista pelos próprios moradores.

Foto: Ricardo Saad