Entre os entraves destacamos a baixa escolaridade das pessoas com deficiência, incompatível com o grau de escolaridade mínimo exigido pelas empresas em função da Classificação Brasileira de Ocupações para o exercício de determinada profissão; a inexistência de um mapeamento preciso do número de pessoas com deficiência; bem como a existência de pessoas com deficiência beneficiadas pela aposentadoria assistencial por invalidez (LOAS), que têm receio de voltar ao mercado de trabalho, visto que perderiam definitivamente o direito ao referido benefício.
O Sistema FIRJAN, preocupado com as dificuldades encontradas pelas empresas e com a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, desenvolveu em 2007 em parceria com a ONG CIEDS, o projeto de Formação Integrada para Pessoas com Deficiência. Da primeira turma com 20 alunos, 16 conseguiram boas oportunidades no mercado formal de Trabalho, um deles no Sistema Firjan.
O sucesso do projeto fez com que algumas empresas do Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Firjan se interessassem em apoiar uma nova turma. O novo projeto para 2008 visa capacitar 20 alunos em Gestão Administrativa pelo SENAI-RJ, com o objetivo de absorção por parte dessas empresas que estão apoiando o projeto.
Além da capacitação profissional do SENAI-RJ, todos os alunos passarão por uma capacitação básica (Cidadania e Direitos Humanos, Mercado de Trabalho e Empreendedorismo) e um plano de desenvolvimento individual, que será realizado com cada aluno pela o CIEDS, estipulando metas de curto, médio e longo prazo. Neste primeiro momento, o curso será destinado a pessoas com deficiência física que tenham concluído o Ensino Médio. Os interessados em participar, devem ter enviar o currículo para o e-mail projetodiversidade@cieds.org.br.