• Compartilhar

Projeto Mulher Atuação inicia a Consulta Participativa em Suzano e Mogi das Cruzes

Notícia
5 dezembro 2011
Projeto Mulher Atuação inicia a Consulta Participativa em Suzano e Mogi das Cruzes

Ao longo de quatro meses, as integrantes dos sete Grupos de Atuação de Mogi das Cruzes e Suzano participaram de nove oficinas que abordaram temas como Territorialidade, Mobilização, Participação das Mulheres em Políticas Públicas, Trabalho em Rede, Comunicação Comunitária, Relações de Gênero, a Sociedade Civil e o Enfrentamento da Questão da Violência, Mapeamento Participativo, II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Cerca de 110 pessoas participaram ao menos uma vez das oficinas da Formação Base, que contou com a colaboração da advogada Jaqueline Tamura, que apresentou a Lei Maria da Penha, do jornalista Ricardo Carvalho, que apresentou a oficina sobre Comunicação Comunitária, da Sempreviva Organização Feminista, nas figuras de Tica Moreno e Liliam Telles, que promoveram um debate acerca das Relações de Gênero e das Mobilizações Feministas, do professor Pedro Aguerre, da Escola de Governo, que trouxe dados e incitou o debate sobre as diversas faces da violência e as possibilidades de enfrentamento desta questão.

O objetivo desse momento foi dar a base para realizarmos o próximo passo: a Consulta Participativa, elaborada durante as oficinas a partir do II Plano Nacional de Políticas Para as Mulheres e em parceira com o Instituto Paulo Montenegro. Nos próximos meses, os Grupos de Atuação consultarão suas comunidades para saber como anda a garantia (ou a violação) dos direitos das mulheres em seus bairros, produzindo, ao fim deste processo, Indicadores Comunitários que além de embasarem os grupos nas escolhas de suas prioridades e planejamento das ações, são mais um elemento de mobilização e atuação para os grupos, os instrumentalizando para o desenvolvimento de ações em seus bairros e possibilitando a mensuração de seu o impacto.

Dia 8 de dezembro, serão realizados eventos de encerramento, com entrega dos certificados e questionários aos Grupos de Atuação, para aplicação em seus bairros. Está iniciada a Consulta Participativa!