• Compartilhar

Projeto oferece capacitação para ONGs

Notícia
17 outubro 2014
Projeto oferece capacitação para ONGs

Nesta semana foi finalizada a etapa de workshops do Lideranças Comunitárias em São Paulo, e a partir de agora as organizações sociais participantes passarão a receber assessorias técnicas. Os workshops abordaram os temas: O Cenário do Terceiro Setor, Planejamento Estratégico, Instrumentos de Gestão, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e, nesta semana, o assunto tratado foi Orçamento.

Na ocasião, o supervisor técnico do CIEDS, Eduardo Bustamante, definiu orçamento como “uma parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de um negócio”, e destacou pontos importantes e principais vantagens de se elaborar orçamentos minuciosos, como, por exemplo, minimizar custos, melhor controle de caixa e até mesmo a organização estratégica das ONGs e seus projetos.

Bustamante frisou que além de nos atentarmos aos custos fixos para a realização de projetos, é necessário pensar nos custos variáveis, como a contratação de equipe técnica eventual, incidência a encargos sociais, custos gráficos, entre outros.

Após a apresentação de um passo a passo de como criar um orçamento, os participantes se dividiram em grupos onde compartilharam suas experiências de como os orçamentos são feitos em suas respectivas organizações e expuseram aos demais participantes alguns pontos essências que não podem ser desconsiderados na hora de elaborar um orçamento. João do Nascimento, captador de recursos da ONG Bioleo, ressaltou a importância de, por exemplo, inserir nas planilhas orçamentárias os custos para manutenção dos projetos levando em consideração a taxa de inflação e os valores de reajustes dos sindicatos (dissídio) para pagamento da folha salarial da equipe.

Com a conclusão da fase de workshops, 10 organizações sociais foram selecionadas para receberem uma assessoria técnica oferecida pela Insper Jr, que é uma importante parceria conquistada pelo CIEDS e trabalha com consultoria nas áreas de administração e economia.

 “A fase de assessoria será muito importante para que os participantes executem na prática o que foi trabalhado ao longo dos workshops. A assessoria será feita individualmente e terá como produto final um plano de negócios, planejamento estratégico ou um case de solução de problemas de acordo com a necessidade de cada organização”, afirmou a gerente do projeto pelo CIEDS, Mariella Caseri.

As organizações que serão assessoradas são: AMAP - Associação Mãe Peregrina, Instituto Bioleo, Associação Criança Brasil, Criança Segura, GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, Instituto Dom Bosco, Associação de Moradores da Favela Cachoeira, Associação Vila Clara em Ação, Sociedade Amigos do Bairro Real Parque – O Visconde.