• Compartilhar

Projeto Pontes para o Futuro leva assuntos da Rio+20 para dentro da sala de aula

Notícia
2 junho 2012
Projeto Pontes para o Futuro leva assuntos da Rio+20 para dentro da sala de aula

Com a proximidade da Rio+20, a necessidade de se tomar providências para um mundo sustentável  ganha ainda mais destaque e grupos do mundo inteiro passam a discutir o assunto enquanto aguardam a chegada da Conferência que, segundo líderes mundiais, promete trazer soluções para uma série de problemas ambientais.

Nesse contexto, o Projeto Pontes para o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social/Instituto Unibanco executada pelo Cieds, enxerga a urgência de se discutir os assuntos relacionados à Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável e provoca nos alunos de 8º e 9º anos da Escola Municipal São Tomás de Aquino reflexões sobre desenvolvimento sustentável e melhores condições de vida no planeta.

 Na última quarta-feira, dia 30 de maio, o Projeto contou com a participação do biólogo Vanderson Vaz, da Segari Brasil, na oficina ‘Território das Ciências’. O objetivo da atividade foi trazer para o dia-a-dia dos alunos reflexões sobre como eles, individualmente, podem contribuir para um planeta mais saudável.  Os alunos foram estimulados a pensarem formas de executar, a partir de agora, as mesmas atividades diárias - como ir à escola, tomar banho, beber água, comprar frutas, etc – de uma maneira mais consciente.

Segundo Bruno Salles, de apenas 13 anos, a atividade surtiu efeito: “é bom para lembrar que é melhor a gente mudar de atitude agora, porque senão o planeta não vai mais aguentar.”

Além do bate-papo sobre atividades ecologicamente corretas, os cerca de 50 alunos construíram, junto com Vanderson, um pequeno recipiente que simulava perfeitamente a fotossíntese. Com isso, eles puderam ver com os próprios olhos o processo de oxigenação do ar e a importância de cuidar do ambiente e, principalmente, das plantas.

Conheça mais sobre o projeto Pontes para o Futuro: http://cieds.org.br/674,4,pontes-para-o-futuro.