• Compartilhar

Quatro aspectos que levaram o CIEDS ao topo como a melhor ONG do Brasil pelo ranking thedotgood

Artigo
29 outubro 2023
Quatro aspectos que levaram o CIEDS ao topo como a melhor ONG do Brasil pelo ranking thedotgood

O CIEDS vem historicamente investindo em gestão, em melhoria de processos e em governança. Este ano, tivemos mais um grande reconhecimento do nosso trabalho. Fomos eleitos a melhor ONG do Brasil e a 48ª melhor do mundo, no ranking do thedotgood., prestigiada organização de mídia independente sediada em Genebra, na Suíça. O prêmio é um dos mais importantes entre organizações não-governamentais do mundo. Essa é uma conquista de todos nós do CIEDS – e essa frase é um clichê, mas ela existe por um bom motivo. De fato, o prêmio é uma validação de um trabalho que temos feito em conjunto, baseado em quatro elementos:

Compromisso com a nossa missão

O principal aspecto que o CIEDS não perde de vista é o compromisso com a nossa missão, que é "construir redes para a prosperidade de pessoas e de comunidades gerando maior confiança no futuro". Em tudo o que fazemos, sempre avaliamos antes se é relevante, se tem o compromisso de melhorar a vida de quem mais precisa, de gerar oportunidades. Essa missão está muito clara para todos nós da organização e colocá-la à frente de tudo o que fazemos no dia a dia é um grande avanço.

Relação próxima com parceiros e beneficiários

O segundo avanço foi a relação com os parceiros e com os beneficiários. A gente caminhou nesse diálogo aberto, franco e transparente com os parceiros, para juntos buscarmos uma solução adequada para os problemas sociais. Isso vem junto a uma relação com o beneficiário cada vez mais fluida e efetiva. Conseguimos, hoje, enquanto instituição, entender a real demanda do território e apresentar as melhores propostas para todas as partes envolvidas.

Valorização da gestão interna e dos colaboradores

Também destaco a valorização dos colaboradores internos. Cada vez mais, priorizamos colocar as pessoas à frente dos processos, para que possam executar ações com autonomia. Fizemos isso criando nosso próprio modelo de gestão, intitulado Prosperidade 360º, em que os Círculos de Gestão e os GTs (Grupos de Trabalho) são ambientes de diálogo e construção de estratégicas, que garantem integração e diversidade. Com mais participação e espaços de atuação, os colaboradores ficaram ainda mais comprometidos com a missão institucional e com a melhoria constante da nossa relação com os parceiros e com os beneficiários.

Um olhar para a garantia da sustentabilidade

Diante de tudo o que o CIEDS construiu em 25 anos, começamos a pensar na construção dos próximos 25 anos. Inovação social é uma ferramenta fundamental para nosso impacto ser mais exponencial. Daí sai a necessidade de nos aliarmos a tecnologias, para criar novos produtos próprios, como a Compartir e o Coletivo Aprendiz. O quarto elemento é esse olhar para a sustentabilidade através da formação de redes e de tecnologias inovadoras. E aqui me refiro a uma rede que de fato está trabalhando junto. É isso que vai construir o CIEDS nos próximos 25 anos.

O problema para o qual o CIEDS existe é a pobreza. Hoje, no Brasil, ela cresce e adquire dimensões múltiplas, que incluem questões de gênero, de diversidade, de meio ambiente, de acesso a direitos básicos, como saúde, educação e renda, entre outros aspectos. O prêmio, quando reconhece uma instituição como o CIEDS, reforça que a nossa forma de atuar, múltipla e em redes, por meio de parcerias estratégicas, é uma tecnologia social poderosa. Nós não atuamos com uma causa única, e sim dessa forma multifacetada. Esse prêmio do thedotgood hoje reforça, para mim, que estamos indo na direção certa. Podemos dizer com orgulho que o CIEDS é uma instituição que realmente faz a diferença.

Ao mesmo tempo, o prêmio nos traz uma enorme responsabilidade, principalmente de agregarmos outras instituições do terceiro setor neste processo. A gente não quer ficar no topo, isolado. A gente quer cada vez mais se aproximar de outras organizações da sociedade civil, para crescermos todos juntos. Essa é uma preocupação constante nossa: como garantirmos uma atuação em rede que fortaleça o todo?

Queremos sempre permanecer com o olhar que nos orienta: problemas sociais complexos demandam soluções intersetoriais, que envolvam todos os atores da sociedade. Temos o compromisso de contribuir com o todo, elevar o terceiro setor e os parceiros para esse processo de melhoria conjunta. Desde o nosso início, a gente trabalha junto e apoia outras organizações, porque o problema é tão complexo que a gente sabe que, sozinho, a gente não vai dar conta. É sobre entregar cada vez mais para quem mais precisa.

Gente junto é agente!

#cieds25anos #gentejuntoéagente #redesparaprosperidade #terceirosetor #ong #thedotgood #ngoadvisor #melhorongdobrasil #sociedadecivil #esg #impacto