Cassiano Fernandez, de 27 anos, é jornalista e faz canto lírico. Apaixonado por ópera desde pequeno, teve uma infância feliz, com festas de aniversário e saídas a parques e shoppings. Até aí, Cassiano seria só mais um jovem com uma história bastante comum. Exceto pelo fato de que tem paralisia cerebral.
A deficiência, porém, não representa uma barreira em sua vida, garante: “Apesar da minha condição, eu sou descolado, falo quatro idiomas, faço aulas de canto. É quase impossível alguém me ofender com questões de deficiência.”
Participante do programa Mapa de Nós, do CIEDS em parceria com o Rio+Rio, da agência de publicidade NBS, Cassiano agora pode acrescentar mais uma conquista ao seu currículo. Em julho, estreou em um espetáculo musical interpretando a si mesmo. “Paradinha Cerebral”, está no Teatro 2 do Fashion Mall até 29 de setembro.
A peça gira em torno do programa de entrevistas “Show da Madá”, cujos produtores, enfrentando sérios problemas de audiência, resolvem chamar Cassiano para ser entrevistado. A apresentadora, Madalena, interpretada pela atriz e cantora lírica Mirna Rubim, logo se surpreende com o humor ácido de seu convidado. Mirna é professora de canto do jornalista na vida real.
No decorrer do espetáculo, temas como trabalho, preconceito e relacionamentos surgem no diálogo entre os dois personagens. Colocando a deficiência em perspectiva e mostrando que somos muito mais do que as limitações que temos na vida, a peça promete provocar a reflexão de quem a assiste.