A Feira de Profissões do projeto Raízes do Futuro foi realizada ontem, dia 18 de maio, e contou com a participação de aproximadamente 400 jovens e profissionais de diversas áreas. Também estiveram presentes Silvio Kaloustian, do UNICEF, Matt Wilson, do comitê Londrino do UNICEF, Cristiane Pedote, do Barclays, e Gabriel Medina, da Coordenadoria da Juventude de São Paulo.
A feira teve como objetivo ampliar as possibilidades de profissões onde os jovens podem atuar, apresentando áreas pouco convencionais, como artes do corpo, agroecologia, cenografia, mídias sociais, entre outras. Também possibilitou que os jovens tivessem contato com um patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo – a Casa das Caldeiras, onde a feira foi realizada.
Danielle Lima Januário, de 18 anos, jovem do Instituto Dom Bosco, teve a oportunidade de conversar com Isabel Cristina (professora de moda do SENAC), Tula Fyskatoris (editora da revista dObra[s]) e com Débora Carammaschi (coordenadora e professora no curso de Design de Moda do Istituto Europeu di Design em São Paulo), e ficou empolgada com o que ouviu das expositoras dostand de moda. “Eu dou o meu coração pela moda. Esta é a carreira que eu quero seguir, mas muita gente não acredita que eu seja capaz. Aqui encontrei o incentivo que precisava para seguir em frente. Vou mostrar para todo mundo que sou muito determinada e vou realizar o meu sonho”, afirmou.
Para Ana Paula Gaspar, consultora de mídias sociais e comunicação digital, a satisfação começou ao receber o convite para ser expositora na feira. “A primeira grande alegria foi ter sido convidada, principalmente quando disseram que era uma exposição para ajudar os jovens a trabalhar os seus sonhos”, apontou. Bruno Cruz, profissional que se apresentou no stand com Ana Paula, complementa: “Acho importante para a formação dos jovens, e acredito que só a educação pode mudar um país. Essas pequenas ações fazem a diferença”.
Ao chegar ao evento, cada jovem recebeu uma fitinha de tecido onde deveria escrever seu sonho e amarrar às raízes de uma árvore confeccionada e pendurada no centro do salão principal da Casa das Caldeiras. No final do evento, cinco jovens leram e amarraram os sonhos de suas organizações.
Também foi realizada a premiação do Concurso de Vídeos que o projeto promoveu. Após terem participado de formações sobre conteúdo, produção e edição de vídeos, e sobre participação política, os jovens produziram vídeos que foram exibidos no evento, e os três melhores foram premiados. O encerramento se deu em uma ciranda no salão principal da Casa das Caldeiras que envolveu todos os participantes.
O Raízes do Futuro, assim como a Feira de Profissões, é uma iniciativa do Barclays com o UNICEF e conta com a parceria técnica do CIEDS, que executa o projeto no Brasil.