Hoje um em cada quatro jovens brasileiros está desempregado, aponta pesquisa do IPEA. E, dentre esses jovens, os que possuem baixa renda têm menos chances de concorrer a uma vaga de trabalho. Em uma ação colaborativa para transformar essa realidade, a Rede Cidadã, o CIEDS e o IPHAC desenvolveram a Rede Pró- Aprendiz Rio, que facilita o acesso de adolescentes e jovens, prioritariamente em contextos de vulnerabilidade, ao mercado de trabalho, por meio da Lei da Aprendizagem (10.097/2000).
A Rede Pró-Aprendiz Rio apoia adolescentes e jovens a valorizarem e encontrarem no trabalho caminhos para a promoção social, para o suporte aos seus projetos de vida e para o aumento da confiança em um futuro mais justo e próspero. Gera novas oportunidades e resgata sonhos ao reintegrar também adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas à sociedade.
“Mudei meus passos, encontrei possibilidades e desenhei planos que nunca imaginei antes”, diz Mísia Santana, que completou o programa de aprendizagem neste ano.
A Rede realiza a construção da educação para o trabalho, permitindo o desenvolvimento das potencialidades inerentes ao jovem, fazendo com que ele possa refletir, aplicar e transformar os espaços ao seu redor.
A experiência conjunta das três organizações, que há mais de 20 anos atuam com aprendizagem profissional e inclusão social, propicia uma atuação nacional e a formação de uma rede de vivências, metodologias e parcerias com alto potencial para construir um futuro melhor para as juventudes brasileiras que mais precisam de oportunidades.
“Acredito que esta experiência tenha sido um divisor de águas: a Letycia de antes ainda estava meio perdida e a de agora está certa do que quer”, conta Letycia Araujo, também formada pelo programa este ano.