A Rede Windsor ofereceu as suas instalações e fornecerá alimentação, uniformes e o material necessário ao desempenho das tarefas. Durante o período da vivência prática, a Rede Windsor fica responsável pela apresentação das instalações aos alunos, pela sua distribuição nos locais de trabalho e todas as orientações necessárias. As alunas que concluírem a vivência prática receberão da Rede Windsor, por meio do CIEDS, uma “Carta de Conclusão de Vivência Prática”, com a carga horária e o aproveitamento.
Janaína Lins, Coordenadora da equipe gestora do PlanSeQ no CIEDS, avalia que oportunizar experiências práticas é um grande diferencial na trajetória dos alunos: “O confronto com as dinâmicas próprias do ambiente de trabalho é o que vai finalizar, efetivamente, a formação do trabalhador. É no desempenho das tarefas, quando o aluno coloca em prática o que aprendeu, e precisa encontrar soluções rápidas para os problemas que surgem, que se define quem está capacitado ou não, quem vai ou não encontrar uma colocação no mercado. Por isso, consideramos de enorme importância parcerias como essa com a Rede Windsor. Por isso queremos agradecer especialmente à Aparecida Fátima Abreu, Gerente RH e Qualidade, Tayana Araújo, Recrutadora, e Patrícia Torres, Chefe da Governância, do Hotel Excelsior Copacabana, da Rede Windsor de Hotéis, que recebeu as alunas do PlanSeQ e Lucyléa Miralha Siciliano, Assessora de Inserção projeto”.
PlanSeQ
O CIEDS executa, no Rio de Janeiro, o PlanSeQ - Bares, Hotéis e Restaurantes, programa do Ministério do Trabalho e Emprego, financiado co recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, FAT.
O CIEDS já capacitou 1618 alunos, e 858 estão no processo de formação. No final de setembro serão abertas as inscrições para novas turmas. A meta é capacitar três mil trabalhadores.