Em 2021, seguimos trabalhando para gerar impacto social positivo. E o resultado disso está em nosso Relatório de Impacto de 2021, lançado nesta segunda-feira (16). Os primeiros a terem acesso ao material foram nossos colaboradores, atores fundamentais para construção de ações para mais prosperidade e confiança no futuro. Clique aqui para ler.
Em 2021, fomos responsáveis por gerir 58 projetos, gerando impacto social positivo em todas as regiões do país. Foram 747.898 beneficiários diretos e 3.125.441 beneficiários indiretos, nas áreas de Engajamento Comunitário (32,7%), Assistência Social (16,4%), Ensino e Aprendizagem (16,4%), Empreendedorismo (14,5%), Educação e Trabalho (13,6%) e Saúde (6,4%).
Fomentamos ações de geração de renda, fortalecimento de organizações comunitárias, incentivo a iniciativas promovidas por jovens, apoio à gestão pública, formação para o trabalho e para a vida, dentre muitas outras, sempre alinhadas a ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) que se tornaram ainda mais urgentes.
"Precisamos acreditar que uma ação única pode mudar uma vida. E, acima de tudo, precisamos acreditar que nossas ações individuais contam muito, se quisermos um mundo melhor. Precisamos ter esperança e confiança no futuro. E sabemos disso com impacto visto e medido, no trabalho que realizamos há 23 anos. No CIEDS nos dedicamos a formar cidadãos, a valorizar cada vida, a mudar a história de pessoas e do nosso país", escreveu nosso diretor-presidente, Vandré Brilhante, em trecho de abertura do relatório.
Para uma instituição de 24 anos e cerca de 1.800 colaboradores, é um êxito manter viva a chama da inovação e operar com extrema qualidade no dia a dia. Mas não estamos sozinhos. Nossa rede é multisetorial e inclui empresas, setor público e sociedade civil. Fomentamos a construção de redes entre os três setores, numa perspectiva de complementaridade, soma de potenciais e impacto coletivo. Nossas experiências demonstram que essa atuação conjunta tem o potencial de fortalecer as políticas públicas e a promoção da prosperidade, gerando valor para todas as partes.
Nesse sentido, a ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) é, para nós, transversal e estruturante, pois desenvolvemos, com iniciativa privada, poder público, organizações sociais, fundos e organismos internacionais, soluções multisetoriais e de impacto coletivo, que só são possíveis por meio de parcerias estratégicas. Não à toa, 70,7% dos nossos projetos interagiram ou incidiram em políticas públicas, por exemplo. E somamos 155 parceiros no ano.
Todos os nossos projetos foram direcionados por ODS que se tornaram ainda mais prioritários no contexto de segundo ano de pandemia: ODS 1 (Erradicação da Pobreza); ODS 3 (Saúde e Bem-Estar); ODS 4 (Educação de Qualidade); e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). Na publicação, apresentamos números e pessoas que #mudamahistória.
Em 2021, intensificamos nossas ações para e com as juventudes, oferecendo caminhos e oportunidades, construindo saberes e aprendizados, tentando minimizar os graves efeitos dos anos de pandemia e construindo maior confiança no futuro. O material apresenta os destaques do impacto com essa população.
Quer ler mais sobre os impactos do CIEDS em 2021?