
O programa Residência em TIC chega ao final de sua primeira fase, a etapa de Nivelamento, após nove cursos. Agora, o projeto realiza convocatória para avaliação global dos conhecimentos adquiridos, que acontecerá no dia 05 de julho de 2023, próxima quarta-feira, através deste link.
Os alunos terão um conjunto de questões para serem respondidas em até uma (1) hora, começando às 19h e acabando impreterivelmente às 20h (horário local). Ao término do prazo o sistema vai parar de receber respostas.
Todos que fizerem a prova e tiverem resultado em 50% da maior nota da turma, receberão o certificado de conclusão da etapa de Nivelamento.
O resultado final será a soma da nota da prova mais a pontuação obtida na conclusão dos cursos durante os estudos (limitado a 20 pontos), e será usado para a classificação dos participantes.
Os 40 melhores avaliados serão classificados para a etapa de Imersão, com duração de 6 meses de estudos intensivos e presenciais.
O resultado da prova e a classificação final dos alunos serão divulgados no dia 06 de julho através do site do CIEDS dos e-mail dos alunos, informados na inscrição.
Orientações aos alunos do Programa Residência em TIC
- Este é o link para a realização da prova: forms.office.com/r/uq8NKBBbkj
- Não espere acabar o tempo, envie sua prova antes do término para não correr o risco de ficar sem a avaliação;
- Não se preocupe se não conseguir responder todas as questões, pois sabemos que essa avaliação é bem complexa e poucos conseguirão responder na sua totalidade;
- Ao final da prova, não esqueça de acionar o botão ENVIAR para que suas respostas sejam aceitas, caso contrário nenhuma das suas respostas serão consideradas na avaliação;
- Revise os critérios de seleção do Edital através deste link.
Sobre o Residência em TIC
O programa Residência em TIC é uma parceria do CIEDS com a Brisa e apoio da Softex, financiado pelo Lei Federal de Acesso à Informática pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O projeto prevê a capacitação de alunos de cursos de tecnologias, graduados ou graduandos em cursos das áreas tecnológicas e ensino técnico, para se tornarem desenvolvedores de sistemas nas tecnologias mais atuais de informática e comunicações.
Em dois anos, a previsão é que mais de 400 jovens selecionados realizem um nivelamento em linguagens de desenvolvimento e pensamento computacional. Os 80 alunos com melhor desempenho farão uma imersão de seis meses em formação em programação para o desenvolvimento de desafios reais para as empresas em duas linguagens da tecnologia.
Nesta última etapa, os selecionados receberão uma bolsa de R$ 1.200,00 durante seis meses e um notebook. Ao final, deverão ser absorvidos pelo mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI).