Alguns canditados classificados para participar da segunda turma Programa de Residência em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), não atenderam requisitos obrigatórios do edital e foram desclassificados, abrindo novas vagas para profissionais que estavam na lista de espera.
Veja aqui a lista de candidatos reclassificados e desclassificados com as devidas justificativas
É preciso que os selecionados tenham atenção aos prazos para confirmação do interesse e envio dos documentos obrigatórios, pois o não cumprimento dentro do prazo resultará na desclassificação, conforme previsto no edital.
Os candidatos selecionados nesta segunda chamada para a etapa de Nivelamento em Computação Básica deverão enviar, entre os dias 27 e 29/11/2023, para o e-mail alunoscieds@brisabr.com.br, documentos que comprovem sua formação (item 5.3.a do edital), incluindo diploma e declaração de matrícula atualizada, além de, se aplicável, documentos que atestem sua condição de inclusão em cota (itens de 4.5 a 4.8 do edital).
Ainda devem se atentar para os seguintes critérios do edital previstos nos itens (5.8.2, 5.8.2.1 e 5.8.2.2)
Os alunos selecionados deverão confirmar sua participação em mensagem para alunoscieds@brisabr.com.br em até 3 (três) dias úteis após a publicação do resultado da seleção.
Confira o edital na integra aqui
Atenção:
- Caso o candidato reclassificado não receba por e-mail, em até 2 (dois) dias da publicação do resultado, o login e a senha de acesso, essa situação deve ser informada por mensagem a suportecieds@brisabr.com.br, para que seja providenciado o reenvio.
- O aluno que não realizar o acesso será desclassificado por desistência.
O programa Residência em TIC
É fruto da parceria entre o CIEDS e a Brisa, com cooperação cooperativa do PPI pela Softex. O financiamento é fornecido pela Lei Federal de Acesso à Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
O projeto vai capacitar estudantes de cursos relacionados à tecnologia, tanto graduados quanto graduandos em áreas tecnológicas e ensino técnico, para se tornarem desenvolvedores de sistemas utilizando as tecnologias mais recentes em informática e comunicação.
Segunda edição do programa
O segundo edital atraiu 427 inscrições, sendo que 250 candidatos foram selecionados para a fase de nivelamento. Esses participantes realizarão cursos de desenvolvimento e pensamento computacional.
Os 40 alunos com melhor desempenho embarcarão em uma experiência de seis meses em programação, enfrentando desafios reais para empresas, utilizando duas linguagens tecnológicas específicas.
Durante essa fase, os selecionados recebem uma bolsa mensal de R$ 1.200,00 e um notebook. Ao final, espera-se que esses profissionais se integrem ao mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI).
O segundo edital incorpora inovações notáveis, como a inclusão de cotas para mulheres, negros, pardos, pessoas com deficiência (PCDs) e indivíduos com 50 anos ou mais. Acreditamos que a diversidade é fundamental para gerar resultados mais robustos, e a construção de uma sociedade mais justa só será alcançada ao proporcionar oportunidades para que todos sejam incluídos em espaços que historicamente foram dominados por privilégios.
Segue abaixo a distribuição dos selecionados neste segundo edital:
Mulheres |
50 |
PCD |
4 |
Negros/Pardos |
50 |
Ampla concorrência |
140 |
50+ |
6 |
Total de Selecionados |
250 |