Durante seis semanas, 35 agentes de campo que atuam em 20 territórios com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro passaram por uma capacitação em Empreendedorismo e Elaboração de Projeto Social, no Centro de Convenções da SulAmérica, na Cidade Nova.
O projeto, financiado pela SulAmérica Seguros e Previdência e executado pelo CIEDS, em parceria com o Instituto Pereira Passos, para o Programa Rio+Social, surgiu da demanda apresentada pelos próprios agentes, que recebem capacitações semanais e solicitaram temas que os ajudassem a estruturar ideias de projetos.
Com temas como Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Elaboração de Projetos, Orçamento e Prestação de Contas e Captação de Recursos, o objetivo do curso foi oferecer uma visão abrangente sobre os novos conceitos que envolvem as questões de sustentabilidade e responsabilidade social dentro das organizações sociais e comunitárias.
Durante o período de capacitação, os agentes se dividiram em grupos e escreveram projetos de acordo com temas de interesse comum entre cada um deles. A última etapa aconteceu no dia 28 de novembro e contou com a entrega dos certificados e a apresentação destes projetos para uma banca avaliadora composta por Pedro Veiga, coordenador do Programa Rio+Social, Adriana Boscov, superintendente de Sustentabilidade Empresarial da SulAmérica, Fábio Muller, diretor executivo do CIEDS.
“A apresentação dos projetos a uma banca é um impulso para que eles estruturem melhor seus projetos, possam defendê-los, receber um retorno, estruturar o projeto na fala e ouvir uma opinião externa.”, afirmou a assessora de Mobilização e Parceria do programa Rio+Social, Cristiana Tepedino.
Para Marcia Pinto, gestora de projetos do CIEDS, o mais rico do projeto foi ver a evolução dos participantes. “No início eles tinham muitas dúvidas sobre questões importantes de projetos sociais. Na apresentação pudemos ver a evolução deles ao longo do curso, com projetos mais estruturados e passíveis de realização.