A educação no Brasil, seus desafios e perspectivas em meio ao cenário de pandemia que assola o mundo, estarão em debate durante a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI). O evento, promovido pela Fundação SM, ocorre no dia 19 de maio e, pela primeira vez na história, em ambiente completamente online, em respeito e obediência às regras de distanciamento social. Por causa disso, as tradicionais atividades em espaços educativos e culturais da cidade de São Paulo darão lugar a depoimentos de estudantes, professores e gestores compartilhando suas experiências durante a quarentena serão transmitidos ao longo do evento, que contará com janela de Libras e closed caption.
Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, a programação contará com a presença de importantes nomes do cenário educacional brasileiro. A live, que será transmitida pelos canais da Fundação SM no Facebook e Youtube, conta com a participação de Tereza Perez, Diretora-Presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do CENPEC. A mediação do evento será da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.
Durante o evento, estudantes, familiares, professores e gestores escolares participarão com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento com famílias e estudantes. Além dos desafios, os organizadores querem estimular propostas e compartilhamento de experiências pedagógicas que podem ser implementadas já durante o período de confinamento.
“Não podemos esperar ‘quando a pandemia passar’ para fazer algo. As escolas precisam garantir que todos os seus alunos estejam assistidos, que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à merenda escolar que era ofertada a seus filhos diariamente. Precisamos ter em mente que nem todas as famílias possuem computador ou acesso à internet, então a escola precisa garantir que, qualquer que seja a atividade proposta para seus alunos e alunas durante o isolamento, essa atividade chegue a 100% dos estudantes”, enfatiza Pilar Lacerda, que complementa: “Da mesma forma as secretarias precisam se aproximar hoje dos diretores e diretoras de escolas, da coordenação pedagógica para auxiliar esses profissionais a lidar com seus estudantes e suas respectivas famílias neste momento”.
O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.
Serviço:
Gratuito
Data: 19 de maio
Horário: 16h às 18h
Evento: https://www.facebook.com/events/2605316606422986
Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil
Sobre a Fundação SM
Instituição sem fins lucrativos, que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Para isso, estimula a melhoria da qualidade do ensino nas regiões onde está presente, atuando em parceria com os governos federal, estadual e municipal, instituições privadas e organismos internacionais. Suas ações são norteadas por quatro pilares: Formação e valorização dos professores; Fomento à leitura e à produção literária; Apoio a projetos socioeducativos; e Apoio à pesquisa educacional.